O Feminino e o Sagrado

Estes dois livros que li recentemente ampliaram muito meus horizontes e trouxeram tantos insights que gostaria de recomendá-los a vocês. Na página Leituras há muitas outras dicas para todos os gostos.


O Feminino e o Sagrado
Beatriz del Picchia e Cristina Balieiro
Ed. Ágora

Neste livro estão guardadas histórias de vida de quinze mulheres diferentes. Seus depoimentos são como relatos de viagens, nos quais falam de caminhos percorridos, obstáculos e superações e de como cada uma encontrou uma relação única com o sagrado. Seus relatos inspiram mulheres (e homens também) a questionar-se a respeito dos próprios caminhos. O fio que liga as histórias é a análise de Joseph Campbell a respeito da jornada do herói.  É um livro para quem busca ficar mais próxima de si mesma e para aquelas que desejam trazer seus dons para o mundo. 



O Feminino e o Sagrado
Julia Cristeva e Catherine Clément
Ed. Rocco


É a história de uma bela amizade entre uma antropóloga e uma psicanalista lacaniana. O livro é  uma troca de cartas entre as duas amigas que estavam vivendo em mundos completamente diferentes: a antropóloga estava  entre África e Ásia em seus estudos de campo sobre o sagrado e o feminino, e a psicanalista vivendo no meio acadêmico da Universidade de Paris. A princípio,  a troca de cartas tinha o objetivo de   registrar as idéias sobre este tema, mas aos poucos as duas vão se mostrando em toda sua humanidade, trazendo muitas questões sobre  ser mulher na atualidade.  É um livro profundo e inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário