28 de ago de 2011

O Círculo dos 99


              Dizem que um rei triste contratou um bobo da corte muito feliz para alegrá-lo.  Porém, mais do que rir, ele queira saber o que tornava o bobo tão feliz. 
             Ele consultou os sábios da corte, que concluíram: o bobo era assim porque estava fora do círculo dos 99. Para comprovar sua teoria sugeriram que o rei deixasse na porta do bobo um saco com 99 moedas de ouro e o observasse escondido. 
            Além disso o monarca deveria deixar o seguinte bilhete: "Estas 100 moedas de ouro são suas. O tesouro é um prêmio por você ser um homem bom e feliz. Desfrute-o e não conte onde o encontrou." 
            O rei aceitou o desafio. O bobo achou o presente e, sem acreditar no que via, começou a contar as moedas: 97, 98, 99....faltava uma!  Inconformado contou de novo. "Que droga! Como assim ?!?" , perguntava a si mesmo.
            O rei via que , ao invés de ficar contente por receber as moedas, ele estava com uma expressão angustiada e tensa. O bobo começou a fazer planos de como conseguiria a última moeda, tarefa que iria consumir alguns anos de sua vida e que o manteria insatisfeito e infeliz até realizá-la. 
            Abismado, o rei presenciava como o menestrel acabava de entrar para o círculo dos 99, e assim iniciava sua vida de homem infeliz. 

           Toda vez que olhamos para o que nos falta ao invés de olhar para nossa completude, entramos para o círculo dos 99.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário