Correndo com Lobos Capítulo 9 : Pele de Foca, Pele de Alma


Este capítulo traz a possibilidade não apenas do resgate da alma, mas de descobrirmos  o nosso lugar, nosso santuário, o lugar de repouso em nós mesmas. 

Através deste lindo conto de tradição xamânica do povo inuit (esquimós) entramos em contato com uma riqueza simbólica  que nos conduz até a fronteira entre a alma e o espírito.

A história é muito longa, conta como surgiu o primeiro xamâ (curador) deste povo, é cheia de detalhes que não conseguirei resumir neste post, mas quem não tem o Livro "Mulheres que Correm com os Lobos" pode ler o conto aqui.

Este conto tem três chaves para a sua compreensão simbólica: o significado psicológico da pele, a importância das águas para a vida interior,  e a definição de Lar (e como retornar a ele).


pele é o maior órgão do corpo humano, a fronteira entre o nosso corpo e o ambiente, e nos dá a sensação de integridade física e de unidade. "Estar bem em sua pele” significa ser inteiramente  dona de si mesma, conectada com a essência do seu próprio Ser.

No conto, a mulher-foca é um ser encantado que perde sua pele e precisa reencontrá-la para poder voltar ao reino submarino. Perder a pele, significa esquecer-se de si, da sua natureza.

Como perdemos a pele da alma? 
Quando ficamos muito envolvidas com o ego, sendo perfeccionistas, nos martirizando desnecessariamente, quando estamos insatisfeitas e não fazemos nada com isso, quando tentamos ser uma fonte ilimitada para os outros .

E o que isso causa em nós?
Sem a pele, nosso corpo desidrata, resseca. Sem a pele da alma nada  faz nossos olhos brilhar, ficamos entorpecidas, nada parece fazer sentido.

A água é a fonte da vida e não serve apenas para matar a sede e ser o veículo das reações bioquímicas de nosso organismo. 

Ela tem a função profunda de vivificar a existência. Ela carrega nossos sentimentos. Tanto assim, que todas as religiões e culturas têm rituais e práticas espirituais envolvendo a água.

O contato com essa função psíquica simbolizada pela água (o sentimento) permite que voltemos ao Lar. 
O lar é uma disposição interna que nos permite vivenciar a imaginação, a paz e a liberdade. É quando nossa vida instintiva funciona bem e nos sentimos conectadas conosco e com algo maior.

Há vários veículos que podem nos conduzir para o lar: o silêncio, a solidão, a prece, a música, a arte, a dança, a poesia, a natureza, o sol, o  brincar… enfim, o que a sua alma pedir!

Com toda esta riqueza simbólica trabalhamos corporalmente a pele, o equilíbrio, e novamente buscamos o estado de Presença através do Movimento Autêntico que resultou na linda escrita poética que você pode ler aqui.

Este encontro foi uma jóia preciosa para o colar da nossa jornada.

Foi maravilhoso estar com vocês novamente.
Até o próximo!


11 comentários:

  1. Bom dia Cristiane, que sejamos todas bem vindas ao mês de maio.
    Eu não conhecia o livro Mulheres que correm com lobos. Conheci através de uma post no teu blog e imediatamente, sem nem ter lido já gostei. Gostei pelo que você escreveu e nesse mesmo dia comecei a ler. Nunca me demorei tanto numa leitura porque não é um livro para se ler o que está escrito mas sim as entrelinhas. Por vezes, muitas vezes, tenho que reler e reler, e dar uma pausa, e ler de novo. Teus resumos e posts têm me ajudado muito a compreender e te agradeço por isso. Pela indicação e pelas explicações. Você faz a diferença. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Eu tentei ler o conto, mas o link não existe. Vou ver se encontro a estória através do Google, pois não conheço este conto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, obrigada por avisar, já corrigi o link, agora poderá ler o conto.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá amiga! Retornando as minhas atividades nos blogs, fiquei afastada por um tempo, problemas de saúde que estão passando graças a Deus. Aproveito para desculpar-me pela ausência e assim que puder retornarei aqui com muito prazer pois amo suas postagens e a pessoa que você transmite ser. Como são muitas visitas, hoje estou com esse comentário para todos, mas saiba que se estou aqui o meu coração também está repleto de alegria. Abraços, que jesus nos abençoe sempre.
    Profª Lourdes Duarte
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Penso que esse livro é daqueles que precisam sempre ser revisitados... a cada leitura uma nova compreensão, ou melhor, uma compreensão que se amplia...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Aprendi muito aqui, refleti, o lar , o cuidar-se, o se alimentar bem, a água e o ler, estar de bem com os outros e consigo mesmo faz bem a pele

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cristine!
    Deve ter sido lindo esse encontro.
    Como perdemos a pele da alma? Essa questão me trouxe algumas reflexões.
    Lindo post.
    Abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  7. Quanto a aprender, refletir, assimilar! Foi tri legal, na certa! bjs, ótimo domingo! chica

    ResponderExcluir
  8. Cris, imagino o encontro como de ter sido maravilhoso! São preciosidades que transformam.
    Gostei de ler.

    ResponderExcluir
  9. Querida Cristiane, com Alegria por reencontrar, depois de uma longa pausa, mas sempre presente em nossos coracoes.Bencoes Abundantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anita, seja sempre bem vinda! Estou num período sabático, mas espero voltar a postar em breve. Abraço!

      Excluir