Aromaterapia para os Ciclos Femininos - TPM e Menopausa


Sentir o aroma dos óleos essenciais ou massagear o corpo com eles é uma das maneiras mais simples e gostosas de diminuir os desconfortos da TPM e Menopausa e ainda ficar com o corpo perfumado e macio.

Use sempre óleos essenciais naturais, as essências não têm efeito terapêutico. Vou citar os que mais uso e que têm melhores resultados:

SálviaArtemísia são excelentes para restabelecer o equilíbrio hormonal em todas as fases da vida. Tanto para regular o ciclo menstrual como para a menopausa.

Costumo pingar uma gotinha no pulso ou no peito e esfregar um pouquinho (teste para ver se não tem irritação na pele; se tiver, dilua-o em óleo de semente de uva para aplicar no corpo). 

Uso um de cada vez, um dia o de Sálvia, no outro de Artemísia...Mas podem ser usados juntos de todas as formas que expliquei acima. O óleo de Sálvia tem um efeito relaxante.

Estão ajudando a melhorar os desconfortos da menopausa: calores, cansaço, irritação...

Alecrim - Melhora o humor e ajuda a reduzir inchaço (usado na forma de massagem ou escalda-pés como explico no final do post).

Gerânio - Tem efeito anti-depressivo e acalma a ansiedade. Se combinado com o óleo de alecrim em massagens (diluído como explico abaixo) ajuda muito a reduzir o inchaço, inclusive das mamas.

Bergamota - Melhora a auto-estima, levanta o astral. Costumo pingar uma gotinha no aromatizador e também uso no banho para aliviar o cansaço.

Camomila e Lavanda - Trazem calma e clareza. Ajudam a aliviar cólicas, dores de cabeça e dores musculares. Uso um de cada vez, mas podem ser usados juntos. Têm efeito analgésico quando usados na forma de massagem, no banho ou escalda-pés como descrevo abaixo.  São dois grandes coringas na aromaterapia, auxiliam no alívio de quase todos os tipos de desconforto.

Sempre tenho Camomila ou Lavanda no aromatizador em casa, é impressionante a sensação de bem estar...

Como usar: 
Os óleos podem ser usados na banheira (4 ou 5 gotas), no chuveiro (1 gota na esponja junto com o sabonete), no escalda pés (3 ou 4 gotinhas na bacia), na massagem (2 gotas em 20 ml de óleo de semente de uva), no travesseiro (1 gota na lateral não muito perto do nariz), ou no aromatizador (5 gotas em 20 ml de água).

Você usa óleos essenciais no seu dia a dia? Tem algum que você costuma usar e não está nesta lista? Compartilhe sua experiência conosco.



10 comentários:

  1. Que coisa boa e a aromaterapia é fabulosa! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Já anotei a Sálvia e a Artemísia. Sempre passo em frente de uma loja de essências, mas nunca entrei. Vou entrar para ver se encontro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie Cris!
    Amo demais os óleos essenciais, em especial o de lavanda!
    Amei as dicas.
    Beijinhos no coração.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  4. Olá Flor Querida, sou apaixonada por esses óleos, já coloquei algumas dicas suas na minha listinha de compras. Amo Lavanda sempre quando estou ansiosa e me sentindo esgotada coloco uma gota na mão esfrego e inspiro várias vezes. Tb coloco nas têmporas e vou fazendo um pranayama junto. O alecrim levanta meu astral,comprei um difusor pessoal que anda comigo e coloco 2 gotinhas é tiro e queda. Gratidão imensa pelo seu carinho com nós. Uma ótima semana de luz. Com carinho de sempre... Rê.

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga, aprendi a usar esses óleos, devem deixar uma sensação muito boa, bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristiane,
    Assim como a Regiane, amo lavanda. Aqui na minha cidade é bem difícil conseguir óleo. Amo suas dicas preciosas, tomo nota, pois pretendo comprar e usar.
    Obrigado! Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  7. Muy bueno y además fácil de usar.
    Había leido algo, tu información es completa.

    Mil gracias

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristiane,

    Gosto muito de óleo essencial, o de lavanda é meu preferido e costumo colocar no difusor do quarto antes de deitar, dicas anotadas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cris, obrigado pelas dicas. Costumo usar o de lavanda. E você me fez lembrar da artemísia, que já usei, faz tempo.

    ResponderExcluir