Sobre Lobas, Matilhas e a Grande Jornada

Pintura de Dimitra Milan

Nada sei sobre o exigente dia a dia das formigas e das abelhas. Mas, se me procura para ouvir o que aprendi sobre lobas e matilhas, ah, nesse caso, devo convidá-lo para um chá. Você tem tempo? Que bom! Pois a primeira coisa que precisa saber diz respeito a ele, o tempo. 

Lobas não se deixam oprimir pelo relógio do mundo. Como? Ora, porque aprenderam com as que vieram muito antes delas a auscultar o compasso íntimo e secreto do seu interior. Quando se rendem a ele, você não imagina quanta beleza. Elas bailam e rodopiam nos campos selvagens da liberdade. São livres porque confiam em suas intuições, em sua força vital, nos ciclos de vida-morte-vida impressos em cada Ser sob o Sol. São mulheres que sabem. 

Sabem esperar a hora certa das coisas brotarem. Não precisam de respostas instantâneas. Mais importante é decifrar os movimentos que a vida anseia realizar em seus corações. Por isso, atravessam suas esperas uivando, cantando, pintando, bordando, rezando. Sabem que a abundância se oculta no deserto. E que o crucial é não secar. 

Não confundem bondade com ingenuidade nem firmeza com rigidez. Seus valores mais caros são seus guias. Seguem o faro do discernimento talhado à mão e jamais negociam com o mal. Respeitam seus limites acima de tudo. Mas, fique tranquilo, não há por que temê-las. Isso não. Lobas são calorosas. Sabem acolher o outro com sua presença pura que observa sem julgar. E se abraçam o outro com verdade é porque antes, muito antes, foram capazes de abraçar si mesmas como a mãe que aconchega o filho amado. 

Aprenderam que habitar esse templo chamado corpo é um ato sagrado. Por isso, o amam como ele é. Imperfeito e deslumbrante. Cheio de viço e vigor. Um corpo vivo, que aceita o fluxo da existência e se permite fluir com ele. Ah, isso é muito importante. Lobas agradecem sempre. Sabem que cada respiro é um milagre. 

A certa altura da jornada, elas também descobriram que não há nada, absolutamente nada, que não possa ser perdoado. E que, ao contrário de apequenar, o perdão liberta. Purifica. Amplifica a visão. Sem ele, não há alegria - o néctar que fertiliza a vida. Apesar de tudo? Sim, garanto, apesar de tudo. 

Um dia elas compreendem que sua luz é muito mais forte do que aquilo que as feriu e que certas descidas, frias e escuras, são absolutamente necessárias. Das profundezas sombrias retornam mais completas. Donzela, mulher, velha. Ciclo após ciclo vão embalando em seus corações o mais profundo amor. Amor por si mesmas e por todas as criaturas. A fonte primordial da cura. 

Por tudo isso e muito mais, dou-lhe um conselho: Se encontrar uma loba pelo caminho, dobre o pescoço em reverência. Elas são raras. E incríveis!

Raphaela de Campos Mello
jornalista e escritora

Confira seus talentos
as lindas crônicas: Farelos São Chão
o belíssimo trabalho para noivos:  Nosso Amor, Nossa História

Recebemos este texto maravilhoso da nossa querida Rapha ao final da jornada 2017. 

Que possa inspirar a todas no Ano Novo!


Para ver a agenda de cursos em 2018, clique aqui.



4 comentários:

  1. OI Cris,
    O texto é maravilhoso. Não sei se sou tão loba assim, mas gostaria de ser.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente lindo.
    Marta.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo isso! Quando crescer quero ser loba... sou filhote ainda, com vontade, mas muitas lições a aprender. Grata por partilhar. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo! Parabéns Rapha, é amoroso e incentivador! Lindo!!!
    Beijo

    ResponderExcluir