Ele as entrevistou , retratou e pintou criando a exposição "Femmes du Monde" ou "Mulheres do Planeta" que esteve na Oca em 2009 , e o livro de mesmo nome que acabei de comprar e é impressionante pela sensibilidade, pela força dos relatos e pela beleza visual.
Tudo começou durante uma viagem à África em 2002, onde ele se deparou com o antigo ritual de mutilação genital feminina. Na mesma época nascia sua primeira filha. Decidiu então dedicar sua arte à defesa dos direitos das mulheres. Por este trabalho recebeu o título de Artista da UNESCO pela Paz .
Criou ainda uma ONG internacional que oferece capacitação profissional a mulheres em vários países. A ONG chama-se Lysistrata (em homenagem à personagem de Aristófanes, que comanda uma greve de sexo como estratégia para terminar a Guerra do Peloponeso).
São 54 históras fascinantes de mulheres de todas as classes sociais e países, da ministra à camponesa, da prostituta à cineasta, uma extraordinária diversidade na qual se exprime... o feminino!
Do Brasil, há uma professora da zona rural, vaqueiras do pantanal, uma índia camaiurá, uma catadora de lixo que virou modelo, entre outras...
E as imagens.... são um caso à parte. A beleza deste livro é indescritível.
Apaixonante! Um verdadeiro tesouro.
Se quiser conhecer mais visite www.titouanlamazou.com/
Oi Cristiane, adoro o Lamazou também! esse catálogo dele é lindíssimo.
ResponderExcluirQuando teve a exposição na Oca fui correndo ver, depois postei:
http://ficcoesdaminhavida.blogspot.com/2010/03/tituan-lamazou.html
Abs!
Ps: muito legal o blog =D
ResponderExcluirOlá Roberta!
ResponderExcluirFiquei muito feliz com a sua visita, muito obrigada!
Também gostei muito da sua postagem do Lamazou, e lendo os outros posts percebi que temos muitos gostos parecidos!
Abs