Dia Internacional da Mulher



      O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.
     A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas na indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. 
     Porém o que levou mesmo essa data a ser comemorada mundialmente foi o incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foram registradas cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.
     Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam na cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, e  o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido em 8 de março.
     Ainda precisamos de um dia para chamar de nosso. Espero que num futuro próximo isto não seja mais necessário e todas as mulheres do mundo sejam tratadas com a dignidade e delicadeza que merecem todos os dias do ano.


Um comentário:

  1. Amiga, já postei poema sobre o motivo desse ser o Dia Internacional da Mulher, já se passaram tanto tempo e infelizmente ainda há mulheres trabalhando com carga horária maior e salários menores do que os dos homens, ainda bem que já está diminuindo essa diferença, em passos curtos chegaremos lá!
    Abraços!

    ResponderExcluir