Neste mês, no Grupo Correndo com Lobos, entramos no Quarto Capítulo com o conto africano Manawee, uma história divertida que nos mostra a importância do cuidado e atenção à nossa vida instintiva para que possamos continuar a jornada rumo à plenitude. Para ler o conto na íntegra, clique aqui.
O conto tem uma grande riqueza simbólica que não poderia ser resumida num post, mas para terem uma idéia dos temas que ele aborda:
- o encontro com o outro (dentro e fora de nós),
- a importância da discriminação, do discernimento,
- a importância da discriminação, do discernimento,
- a necessidade de dar atenção à intuição, integrar e cuidar de nossa vida instintiva,
- a importância de nomear as experiências,
- o cuidado com as distrações que nos afastam do caminho.
Enfatiza também a necessidade de persistência e disciplina para poder alcançar o ideal.
Lembrar que o estranho sinistro quer obter os nomes, ou seja, quer tirar o poder da discriminação e do discernimento do cachorrinho; ele quer tirar o poder da vida instintiva atacando pelo pensamento (nossas ruminações internas).
Se estivermos desconectadas de nosso corpo, de nossos instintos e intuição, seremos presas fáceis para esse predador interno.
Mas o cachorrinho conseguiu deixar de seguir o cheiro da torta e da caça apetitosa, enfrentou o estranho sinistro com unhas e dentes e finalmente conseguiu ajudar o seu dono a se casar com as gêmeas.
Iniciamos com as Práticas de Integração Físio-Psíquicas onde pudemos realizar experiências corporais de equilíbrio, flexibilidade e confiança na relação com o outro de forma bem lúdica.
Experimentamos também o diálogo sem palavras na dança do espelho e a experiência de ver e ser vista, através do olhar sustentado.
Muitas descobertas...
Depois passamos ao nosso momento com Arte, onde expressamos tudo o que vivemos através de imagens utilizando a técnica de gravura em papel. Para ver os belos trabalhos clique aqui.
E finalizamos com a Roda de Conversas, desvendando as chaves do capítulo para aprofundar a jornada pessoal.
Foi uma delícia estar com vocês novamente, no mês que vem tem mais...
Oi, Dra. Cristiane!
ResponderExcluirBelo compartilhamento, como sempre! Parabéns a todas do grupo! Lindas expressões de entendimento!
Beijo carinhoso, feliz semana!
Mais uma vez, excelente, Cris!
ResponderExcluir