Leitura - Essencialismo: Aprenda a Fazer Menos e Melhor



Admito que não esperava que este livro tivesse tanto impacto sobre mim...Achei que seria um livro de auto-ajuda focado no mundo corporativo. Ainda bem que me enganei!

É uma leitura agradável, com histórias reais compartilhadas ao longo de todos os capítulos, mostrando uma forma diferente de encarar situações do cotidiano. Algumas delas são tão inspiradoras que já valem a leitura.

Explicações claras de padrões de comportamentos, o que está por trás de ações aparentemente banais que na verdade são auto-sabotagens e também aborda as influências subliminares em nossas decisões.

"Onde está o conhecimento que perdemos com informações?"
T. S. Eliot

Aponta um caminho para discernir as muitas trivialidades do que é essencial para nossa alegria e realização.

Por exemplo: Sabia que a palavra prioridade só existia no singular? Sempre significou a primeiríssima coisa, a mais importante. Na metade do século XX passou a existir no plural, como se ao modificarmos a palavra pudéssemos alterar a realidade. Mas quando muitas tarefas são prioritárias no mesmo momento, na verdade, nenhuma delas é.

"Metade dos problemas da vida decorre de dizer "sim" depressa demais
 e não dizer "não" cedo o bastante."
Josh Billings

Vamos percebendo e alterando padrões de comportamento que vemos como normais e até elogiados pela sociedade, mas que são nocivos para nossa saúde mental. 

É preciso ter paciência, pois muitos destes padrões foram criados no calor das emoções, é normal ter alguma dificuldade para criar uma nova rotina. Por isso, o importante é focar em um passo por vez, mesmo que seja um passo pequeno, e persistir no caminho.

"Só é realmente livre quem sabe colocar limites."
Greg McKeown

Meu exemplar está todo grifado e anotado, são tantos destaques interessantes...Estou relendo e dando atenção a estes pontos, um exercício de auto-conhecimento. 

Para começar, pergunte-se: "Se neste momento eu só pudesse fazer uma única coisa, o que seria?

Uma leitura que realmente fez diferença.

Recomendo!





5 comentários:

  1. Tão bom quando ao ler ou treler um livro questionamentos ficam como lições...Parece mesmo muito bom! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Já comecei a baixar. Me interessou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida, Cristiane, bom dia!

    Não conheço o livro, mas já fiquei curiosa. Interessante pensar na palavra prioridade e nas varias coisas que definimos como prioritárias na nossa vida.

    Saio daqui com a reflexão que você propôs ao final do post.

    Um abraço e desejo de um ótimo domingo!
    Sônia

    ResponderExcluir
  4. Cristiane , se você recomenda será minha próxima leitura .
    Muito obrigada , sempre .
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uma maravilhosa dica,amei!!
    abraços meus.

    ResponderExcluir