A Sabedoria do Carvalho



"O carvalho mesmo assegurava que só semelhante crescer pode fundar o que dura e frutifica; que crescer significa: abrir-se à amplidão dos céus, mas também deitar raízes na obscuridade da terra; que tudo o que é verdadeiro e autêntico só chega à maturidade se o ser humano for simultaneamente ambas as coisas: disponível ao apelo do mais alto céu e abrigado pela proteção da terra que oculta e produz.


Martin Heidegger
1889-1976 
(filósofo alemão)



O carvalho é uma árvore majestosa e imponente. Pode chegar até 40 metros de altura e vive de 500 a 1000 anos! É uma das árvores mais resistentes ao frio e às intempéries. Para poder crescer tanto e ser tão forte, suas raízes mergulham na terra e se espalham profundamente.

Lembrei-me de nossa discussão no grupo de estudos de sexta-feira, quando conversamos sobre o mergulho no corpo e a integração com o Ser, que só pode acontecer quando aceitamos, ouvimos e respeitamos a sabedoria do nosso próprio corpo. Para poder subir, é preciso estar muito bem enraizada!

Acho que o exemplo do carvalho ilustra bem esta questão, vocês não acham?



7 comentários:

  1. Querida Cristiane
    Que lindo post! Realmente o exemplo do carvalho ilustra bem o que você disse sobre a integração do ser!
    Abraços fraternos
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia do crescer em direção ao céu, mas muito bem enraizada... O sobrenome que herdei do meu marido é Carvalho, hehe... Ele representa tão bem essa árvore!!!
    Já li em algum lugar, que muitas mães na Rússia enterram a placenta dos meninos embaixo de um carvalho sabia??? E as meninas não tenho certeza, mas talvez seja debaixo de uma oliveira (não tenho certeza)...
    Lembrei muito de ti ontem Cris... Terminei de assistir todos as sessões de terapia (o programa da gnt), mas achei o fim meio triste... Só que de uma maneira geral achei tudo muito bem feito, o roteiro, os atores estavam bem...
    Boa semana flor!!!!
    Voltei às minhas leituras, finalmente...

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa primeira imagem, linda!
    Beijos,
    Carol.
    CarolPaivaBlog fan page

    ResponderExcluir
  4. Uau Cris,
    Imagine a sombra desse carvalho?
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Adorei o texto e a sua reflexão a respeito. as fotos estão divinas.
    Beijos 1000, tenha uma ótima noite.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir