Filme - A Vida Secreta das Abelhas


   Este filme é lindo,  tocante e com uma redenção final magnífica! É um filme independente, premiado no Festival de Sundance.
   Foi indicado para complementar o trabalho do Capítulo 14 do Livro Mulheres que Correm com os Lobos: A Selva Subterrânea, por isso trago novamente esta postagem.
     Ele é especial por abordar de forma profunda e  poética a questão do resgate do feminino através do encontro com o sagrado. 
    Ambientado no sul dos EUA na década de 60,  numa região apegada a tradições rígidas onde as mulheres e os negros sofriam intensa discriminação e violência. 
    Lilly (excelente interpretação de Dakota Fanning) é uma garota  que sofre com os maus tratos do pai. Ela ainda sente a ausência da mãe, morta num trágico acidente, do qual ela carrega muita culpa.
   Até que um dia Lilly foge com sua empregada Rosalyn e vai parar na fazenda de August (Queen Latifah, ótima nesse papel), uma apicultora bem sucedida, que produz o melhor mel de toda a região. Ela é acolhida por August e suas irmãs.
   August ensina  a Lilly tudo sobre a vida secreta das abelhas,  que nesse processo vai resgatando e cuidando das feridas do seu passado, descobrindo uma nova forma de viver, em conexão com a natureza  e o feminino sagrado.
   Além disso, há vários personagens interessantes cujas histórias vão se entrelaçando e enriquecendo ainda mais a trama, que nos faz experimentar muitas emoções.
     O filme toca também na questão da reparação de um mal. O passado não volta, não pode ser mudado. O que podemos fazer é mudar nosso olhar e nossos sentimentos em relação a ele. Nem tudo pode ser reparado, consertado, mas é possível realizar essa reparação internamente, através do perdão e do cuidado amoroso.
    A seqüência final é magnífica, daquelas em que voltamos o DVD várias vezes para rever. 
    O livro que deu origem ao filme é maravilhoso também.
    Permite muitas amplificações simbólicas, ao final temos a sensação de que algo dentro de nós curou-se também. 
    Recomendo a todas!


     

19 comentários:

  1. Oi Cris,
    Preciso muito assistir a este filme. Vamos ver se consigo neste final de semana.
    Beijos 1000!

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, ue bela dica, vou tentar assistir este filme neste final de semana.bjs e ótimos dias para você.

    ResponderExcluir
  3. Olá! adorei a indicação, vou procurar para ver...sempre é muito bom passar por aqui, gosto de tudo que vejo! beijos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia, tudo aqui sai do meu coração.
      Espero que goste do filme.
      Bjs

      Excluir
  4. Oiiii minha amiga!!!
    Eu já estive com esse livro em mãos num sebo uma vez... Mas como tinha acabado de ler A Menina que Roubava Livros, fiquei com medo dele ser triste... Mas vou ver o filme então...
    Adorei quando tu disse que o passado não volta, mas nós podemos mudar, perdoar...
    Essa semana ainda pensei muuito nisso... Às vezes a gente se chateia com uma pessoa e ensaia um discurso na cabeça para falar com ela... Aí vamos lá falamos e de repente não nos sentimos melhor... Porque o que faz a gente se sentir melhor, e em paz, é saber perdoar, relevar, tentar ver a coisa pelo lado bom... Isso sim torna a vida leve... Beijãooo flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é densa, mas não é triste. O final é muito redentor, cheio de esperança.
      Uma grande lição que podemos levar para a vida. Principalmente em relação ao perdão e principalmente perdoando a nós mesmas...
      Bjs

      Excluir
  5. OI CRISTIANE!
    CONFESSO QUE NÃO O VI, MAS VOU TENTAR FAZÊ-LO.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  6. Posta uma foto da tua bibliotequinha aqui no blog, hehe...
    Tens instagram???
    Qualquer coisa me passa o endereço que eu não aceito o comentário...

    Outra coisa: também amo o bom e velho livro e tenho a mesma sensação - de que no e-book não vou entrar no texto e a leitura deve ficar mais cansativa...

    Beijãooo e um fim de semana cheio de luz e harmonia... Fica com DEUS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aliny, esta troca entre nós está tão rica que tenho a sensação de que somos amigas desde sempre...
      Vou te mandar uma fotinho por e-mail. Não tenho Instagram.
      Amém! Ótimo fim de semana para você também!
      Bjs

      Excluir
  7. Ele é baseado no livro de mesmo nome "A Vida Secreta das Abelhas"de Sue Monk Kid. O livro é ainda melhor que o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Cristiane, obrigada pela visita e elogios ao meu blog. Pena que não tenho muito tempo para postar mais dicas, coisas simples que descubro a cada dia costurando aqui com as alunas. Embora todas são iniciantes nas costuras sempre têm uma dica, uma ideia nova, um aquele "por que não possamos fazer desse jeito?" Aprendo todos os dias. Fiquei seguidora sua porque gosto de blogs assim como o seu que fala de leitura, cinema, que instrui. Com mais tempo vou lendo os posts.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. Agora que vi a resposta do teu comentário, hehe... Essa troca está sendo muito legal meeeeesmo... E somos amigas desde sempre também!!!! hehe

    ResponderExcluir
  10. Um filme que parece ser ótimo.Tão boa tua partilha! Valeu! Linda semana,bjs, chica

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris,
    Minha filha está lendo este livro e recomendou muito! quero ler o livro, mas agora estou lendo "Achados e Perdidos da História - ESCRAVOS - a vida e o cotidiano de 28 brasileiros esquecidos pela história", de Leandro Narloch. Vale muito à pena ler!
    Bjs

    ResponderExcluir