Porque a Beleza é Tão Importante?


"Platão nos conta que antes de nascer, a alma contempla todas as coisas belas do universo. Essa experiência é tão forte que todas as infinitas formas de beleza do universo ficam eternamente gravadas na alma. 

Ao nascer, nos esquecemos delas. Mas não as perdemos. A beleza fica em nós, adormecida, como um feto. Todos estamos grávidos de beleza, que quer nascer para o mundo qual uma criança. Quando a beleza nasce, reencontramo-nos com nós mesmos e experimentamos a alegria.

Ao ouvir uma música que me comove, eu me reencontro com a mesma beleza que estava adormecida dentro de mim.

O contato com a beleza faz com que nos lembremos de nossa verdade e essência."      
Rubem Alves 
In:  Pimentas
Ed. Planeta


Para mim, a experiência da beleza é algo que cura. Contemplar algo belo eleva nossa alma, nos dá a real dimensão da existência. 

Mas para que o ciclo se complete, também precisamos trazer beleza para o mundo em tudo o que fizermos. Seja nas tarefas cotidianas, num gesto de atenção e carinho, no cuidado com o meio ambiente,  numa maneira mais criativa de viver.

A beleza que trazemos para o mundo nos cura duplamente! Porque permitimos que algo da nossa essência nascesse e por contemplá-la agora no mundo concreto. 

Embora a presença da beleza afete a todos sem dúvida; seja num cuidado, na forma de fazer algo ou na simples presença de alguém em sintonia com a sua  essência divina, a cura não depende do reconhecimento dos outros.

Todas as pessoas estão grávidas de beleza, mas nem todas permitem que ela venha à luz...

Qual é a beleza que você quer trazer ou já traz para o mundo? 









7 comentários:

  1. A beleza pra mim está em acordar e primeiramente ver os que amo bem e pertinho de mim. Depois, olho a natureza e me encanto...A absorvo! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Não sei responder à sua questão. Tento ser uma pessoa correta e se essa atitude é bela, então aí tem a resposta - a beleza do meu comportamento.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Nunca tinha pensado na beleza desta maneira, mas isto me fez ver o porquê de quando eu sentei na frente do computador e querer fazer um "blog bonito".
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ler Rubem Alves e tantos outros, é uma forma também de ver o belo.
    Eu procuro levar a beleza através das minhas palavras, acho que o mundo anda tão carente de palavras doces, de alguém que no lugar de apontadar o dedo, estenda as mãos. Acho que essa é minha forma de semear a cura, ao outro e a mim mesma.
    Um abraço e desejo de ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristiane!
    Texto maravilhoso!
    Eu sou encantada pelo Mundo! Vejo a beleza de cada instante que posso contemplar e estar!
    Tento, de alguma forma fazer com que as pessoas percebam essa beleza infinita que nos envolve!
    Tenha uma linda semana! Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  6. Cristiane , sábias palavras de Rubem Alves e sábias explicações as suas .
    Só gratidão tenho por este espaço .
    Me acalma e me acolhe .
    Obrigada , sempre .
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa noie de paz serena, qurid amagi Critiane!
    Adoro cores e elas me alegram e me embelezam muitíssimo. Sempre gostei de coisas bem coloridas, mas lisas... não no estampado.
    Dizem que para a Tercira idade é muito bom o trabalho com cores e adoro tecer com elas concomitantemente.
    Beleza faz da nossa vida um espetáculo sublime. Muita coisa bela existe dentro e fora de nós.
    Uma postagem muito linda e profunda como sempre. Vida sem cor é sem brilho também.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir