Equinócio da Primavera - Cuidados com a Saúde e Significados Simbólicos



Terça-feira, dia 22 de setembro, às 10h e 31 min entraremos na nova estação.

É o Equinócio de Primavera. Esta passagem tem um fato curioso: o dia e a noite têm a mesma duração. À partir daí, o dia irá ficando cada vez mais longo até o Solstício de Verão.

Já podemos ver as plantas e as árvores repletas de brotinhos e folhas novas! Os ipês-roxos estão repletos de  lindos buquês abrindo alas para todas as flores que virão.

A estação das flores marca também a renovação da fauna. É quando diversas espécies fazem seus rituais de acasalamento, preparando-se para a reprodução. Você reparou que os sabiás voltaram a cantar depois de terem ficado em silêncio durante o Outono e o Inverno?


No mito grego,  é no dia do equinócio da Primavera que  a Deusa Perséfone deixa seu marido Hades (o Deus que rege o mundo subterrâneo) e vem à superfície para passar uma temporada com sua mãe: a Deusa Deméter, que feliz com a chegada da filha abençoa toda a Terra com a fértilidade.

O simbolismo da primavera está associado ao despertar da natureza e aos ciclos de renovação. Falamos que completamos mais uma primavera quando comemoramos nosso aniversário.

 

A Medicina Chinesa orienta que é preciso muita atenção com a saúde nas mudanças das estações, quando os desequilíbrios ficam mais evidentes. Já reparou que as gripes, infecções, alergias são mais comuns nas mudanças das estações?

A emoção associada à Primavera é a paciência, e a mãe da paciência é o Fígado. As pessoas dizem que quando alguém está irritado está mal do fígado, não é?

Este órgão é responsável por neutralizar as toxinas em nosso corpo, pelo sereno fluir das substâncias  e também pela regularidade das atividades corporais. E mais ainda: o sistema energético do fígado é que regula a atividade sexual.

A raiva exaure o fígado e provoca muitos desequilíbrios. Diante de um ataque de raiva, primeiro respire fundo algumas vezes e depois lembre-se de que tudo passa. Será que daqui há algum tempo esse assunto vai ser tão importante assim? 


Paciência é um excelente remédio e cultivá-la pode trazer muitas recompensas além de manter seu fígado saúdável. Lembre-se também do bom humor, não é comum dizer-se que uma boa gargalhada desopila o fígado?

Inclua em sua alimentação muitas verduras de folhas  escuras e brotos (de feijão, alfafa…), evite alimentos com grande teor de gordura e de digestão difícil. Os sabores ácidos tonificam o fígado e a vesícula biliar, use e abuse das frutas cítricas.


Uma época excelente para iniciar hábitos saudáveis, também para fazer aquela faxina na casa e se livrar de tudo o que não é necessário para permitir que  a energia circule. 

Doe, recicle, descubra outros usos para as coisas e abra espaço para o novo em sua vida!

O caminho da Feminilidade Consciente inclui a harmonização com a natureza e seus ciclos. Em cada estação, é possível encontrar beleza e aprendizado.

São os ciclos vitais anunciando que ela, a Vida, continua.  

Está começando a nossa Primavera

Quais são os seus planos de renovação?


P.S.: Trago novamente os posts com as orientações básicas para o cuidado com nosso corpo e alma. É sempre bom lembrar...


6 comentários:

  1. Muito interessante e aprendemos com dada das estações, se quisermos! Linda Primavera pra ti! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Eunão tinha pensado nada sobre renovação, mas depois deste post vou começar a pensar, afinal é primavera!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sim, está começando nossa primavera e sinto os ares da renovação se impondo em suaves manifestações da natureza. Haja olhos de ver!
    Eu, como predominante Perséfone( livro das deusas), fico cheia de ânimo primaveril.
    Bjos,Cris.
    Carmen

    ResponderExcluir
  4. Estou num momento em que preciso ter muuuuitaaa paciência! Que os ares da primavera ventilem meu fígado rsrsrs... obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Paciência e bom humor fazem toda a diferença :D

    ResponderExcluir