Sou louca por esse bolo, e modéstia à parte, todas as pessoas que provam dizem que é maravilhoso, diferente de todos os Bolos de Mel que já provaram, porque ele é leve e fofo (geralmente os bolos de mel são mais densos, pesados).
Então resolvi compartilhar a receita com vocês. Costumo fazê-lo no inverno , mas combina bem com as Festas de Final de Ano. E é fácil de fazer!
Imagem Google
Tive que encontrar uma imagem semelhante ao meu bolo porque ele foi devorado rápido demais…
Ingredientes:
2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de mel
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá (rasa) de canela em pó
1 colher de chá (rasa) de cravo em pó
1 pouquinho de noz moscada ralada
Modo de Fazer:
1 - Pré aqueça o forno.
2 - Separe as gemas das claras e bata as claras em neve firme. Deixe à parte.
3 - Bata o leite morno com a manteiga e o mel.
4 - Peneire juntos a farinha, o açúcar mascavo, o fermento e as especiarias.
5 - Vá adicionando-os ao creme , batendo à mão, acrescente as gemas. Bata bem.
6 - Adicione as claras em neve e mexa delicadamente para incorporá-las à massa sem perder a leveza.
7 - Asse em forma retangular para pão (pequena) por 30 minutos em forno médio/baixo. Faca o teste do palito, se sair seco, está pronto.
Aqui logo ao sair do forno, fica lindo não é?
Segredinhos para a fofura:
Use a batedeira para os líquidos, faz o creme ficar leve. E não esqueça de peneirar os sólidos, isso promove a aeração da farinha e do fermento, dando mais leveza à massa. Esses são os segredos para o bolo ficar fofinho.
É importante que o forno esteja bem quente antes. Mas quando colocar o bolo no forno, reduza para médio/baixo.
Eu não gosto de bolos recheados nem com cobertura, mas se você gosta, ele pode ser transformado em pão de mel. Basta cortar em pedacinhos, passar em chocolate derretido e deixar secar.
Aproveite!
Adoro bolos, e os recheados ou com coberturas são ainda mais tentadores. Mas tenho evitado doces, estou sempre em dieta, controlando peso, enfim, passo correndo diante as vitrines de delicias engordantes. Mas ficou lindo seu bolo. e com uma carinha ótima! Cris, obrigada por incluir meu link, é uma honra e um imenso prazer. E quando tiveres um tempinho, passa lá para ver a postagem de hoje, e não deixe de assistir ao vídeo, acho que vais gostar!
ResponderExcluirBeijo minha amada, e tenha uma boa noite,
Denise - dojeitode.blogspot.com
Cris, eu simplesmente amo pão de mel. Suas dicas são ótimas, principalmente por mostrar a forma adequada, pois a forma interfere no resultado final. Tenho essas formas para pão integral e vou usá-las para o bolo.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar.
Beijos
Realmente os bolos de mel tendem a ficar mais pesados Cristiane, mas essa foto do seu bolo saindo do forno tão lindo e fofo, não deixa dúvidas da delícia que ficou!! Adorei as dicas!!
ResponderExcluirBeijinhos
Olá Cristiane,
ResponderExcluirQue "cara" de gostoso!
Sou fã de receitas com mel! Obrigado por compartilhar!
Tenha um dia muito feliz!
Beijos!
Olá Cristiane,
ResponderExcluirQue delícia! Gosto do sabor do pão de mel mas não gosto do chocolate da cobertura. A sua receita é perfeita para o meu gosto.
Beijo
Fiquei com uma vontade doida de experimentar! Adoro bolos e sempre faço em casa, mas esse nunca fiz...Ai ele parece tão fofinho! Obrigada por compartilhar amiga, tô levando a receita...
ResponderExcluirbjus!
Cristiane querida!
ResponderExcluirNesta época do ano, além de tantos textos maravilhosos, a gente chega nos blogs amados e ainda encontra receitas super especiais....acabei de passar lá no blog da Renata, Eternos Prazeres, e me deparei com uma receita de um bolo alemão que era sempre feito na minha casa; aí fui lá no blog da Léia, só coisas fantásticas e chegando aqui, lógico, água na boca com este pão de mel! já escrevi para a Léia, parei de copiar receitas, pois não me sobra tempo e só aumenta a minha ansiedade...acho que precisamos tomar um café juntas!!!! um beijo grande e boa semana!
Maravilhosa receita , minhas meninas adoram vou fazer.
ResponderExcluirbeijinhos
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Uau Cristiane, que maravilha!
ResponderExcluirVou copiar a receita agora mesmo!
Obrigada por compartilhar, pois estou salivando :-)
Bjim
Léia
Amada, eu sabia que você iria gostar, sei que temos essa preocupação em comum. Agora o vídeo é uma coisa impressionante, eu chorei demais! E amei seu comentário, obrigada!
ResponderExcluirBeijo
Humm! Bolo de mel, já sinto o cheirinho bom... anotei a receita para experimentar, obrigada por partilhar.
ResponderExcluirQuanto àquela frase do Schweitzer, Cristiane, eu acho que ele tem toda a razão, estamos mesmos condenados, mas até mesmo os condenados podem ser salvos antes do golpe fatal, não é mesmo? Não sou fatalista, a intenção de publicá-la foi para que meditemos sobre o nosso papel nesse mundo, e o que podemos fazer para modificar esse desequilíbrio materialismo-espiritualismo. Vejo seu trabalho aqui neste blog e com o grupo que você formou como uma importante atitude de tentar equilibrar a balança. São de pessoas assim que precisamos para mudar o curso da história. Beijão e belos dias.
Olá princesa amei seu blog, o post está de parabéns muito inspirador.
ResponderExcluirJá comecei a segui e curti aqui flor, poderia retribuir?
Aqui está meu blog -> www.estiilocarol.com.br
E a Fan Page, está no blog para você curti-la. Muito Obrigada!
Beijos e Sucesso <3
Que delícia!
ResponderExcluirParece uma delícia.
Ótimas fotos.
Bjs
Olá Cristiane!
ResponderExcluirGosto muito de bolo e o de mel acho perfeito!
Pra acompanhar uma boa prosa, cafezinho ou chá é bom demais...
Vou anotar sua receita pra experimentar!=)
Um bejim e tenha um lindo dia!
Me deu saudades de um pão de mel que a irmã de uma colega do trabalho fazia prá vender: ela cortava em pedaços como você falou, cortava cada pedaço ao meio e recheava com doce de leite daquele que a gente faz cozinhando a lata de Leite Moça. Passava no chocolate derretido e, quando a casquinha endurecia, injetava com uma seringa um pouquinho de chá mate no pão de mel, prá ele ficar molhadinho - era supremo! Obrigada pela receita testada e aprovada, Doutora querida. Beijos!
ResponderExcluirCris... Saudade de ti já!!! Agora que ouvi sua voz parece que tais mais perto ainda minha amiga... Vou providenciar esse bolo essa semana ainda, hehe... Beijãooo lindona
ResponderExcluirCristiane, tal como referiu, o bolo de mel é, por norma, pesado. Aqui, fazem, (na ilha da Madeira) um bolo desse tipo que (perdoem-me os madeirenses) acho intragável por demasiado doce.
ResponderExcluirEste é uma verdadeira e tentadora novidade. Vou seguramente experimentar e já gravei a receitinha.
Muito obrigada, querida.
Que delicia deve ser para ter desaparecido num instante!.
ResponderExcluirGostei do teu blog e cá fiquei.
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html