Quando ouvimos falar em sensualidade, a maioria pensa em sexo, acreditando ser um sinônimo do outro. Há um engano aí. Embora a sensualidade seja um ingrediente essencial para uma experiência sexual mais rica, ela não representa a única esfera da expressão "sensual”.
Sensualidade é muito mais abrangente. Começa com a consciência e abarca todos os sentidos. Desta forma saborear uma refeição, dançar, sentir o aroma das flores, olhar para o rosto da pessoa amada, podem ser experiências sensuais. É uma forma de permitir que a paixão e a reverência entrem em sua vida.
A sensualidade da mulher está na sua postura diante da vida e de si mesma e não num corpo sem marcas, e muito menos nas partes expostas do seu corpo, está na convicção sobre o seu direito à integridade, de ser amada pelo que é.
Sensualidade é saúde, movimento suave, olhar calmo, sorriso sincero, palavra bem colocada. É o senso de beleza sem artifícios, com cuidado e atenção.
Como disse o escritor James A. Baldwin: " Ser sensual é respeitar e exultar a força da vida, da vida por si só, e estar presente em tudo o que se faz, desde o esforço do amor até a feitura do pão."
Como disse o escritor James A. Baldwin: " Ser sensual é respeitar e exultar a força da vida, da vida por si só, e estar presente em tudo o que se faz, desde o esforço do amor até a feitura do pão."
Como a sensualidade está presente na sua vida?
Olá!
ResponderExcluirÓtimo texto!
O problema que inverteram tantos certos valores que acabamos confundido as coisas...
Linda semana!
Um super bjo!
Alê - Bordados e Crochê
Fã Page
Em geral as mídias banalizam a sensualidade reduzindo-as a corpos esculturais e juventude.
ResponderExcluirque lindo o que você colocou: forma de saborear uma refeição, sentir um aroma...
Em qualquer idade, nunca podemos nos distanciar do sensual em nós!
Beijo!
Amei ler o texto, sinto a Vida em todos os sentidos, os aromas, os olhares, o paladar, o perceber, isso é a minha sensualidade!
ResponderExcluirEstar por aqui e ver que tudo valeu, tudo fez sentido, os bons sentidos!
Abraços amiga Dra Cristiane!
Cristiane , seus posts nos fazem refletir . Obrigada .
ResponderExcluirA reverência pela vida sempre em mim esteve presente.
Beijos
Adorei seu texto, Cris.
ResponderExcluirSinto-me sensual quando estou tranquila e em harmonia com meu coração.
beijinhos, tenha uma semana bem bonita,
Lígia e =^.^=
Seu texto desmistifica a energia sensual.
ResponderExcluirA minha energia sensual está quando faço um bolo, arrumo a casa com flores, danço, e quando amo também!!
Beijos
Oi Cris,
ResponderExcluirAmei o texto e já favoritei. Perfeito!
Bjs
Sensualizar como exercício dos prazeres dos 5 sentidos (sextos pq não)
ResponderExcluirPerceptível em sintomas, gestos, nada sexual, satisfações pessoais e até patológicas como arrepios, bem estar fiísico etc
Te respondi lá sobre as listas e o viés da prisão e libertação, variável para cada um, estar livre listando ou se sentir presa listando, parte de um mesmo hábito
Sensualizar comendo um biscoito cream cracker, no prazer em morder e mastigas e segurar o biscoito olhando como um alimento simples e de memórias afetivas talvez, vale para um e não vale para outro
Tão múltiplos osmos e o que vale mesmo é o prazer, ser e estar de cada um, como individual além do sexo, da idade, das regras
Como sempre, uma ótima reflexão, Cristiane.
ResponderExcluirBj,
Lylia
Doutora querida, espero que seu sobrinho esteja melhor. Minha irmã e minha sobrinha também pegaram dengue, minha irmã ficou muito mal, quase embarcou... Quanto ao seu sobrinho,o fato da doença ser assim tão repentina e tão próxima da dor da perda do próprio pai dele, talvez seja bondade divina, mesmo em forma de doença. Às vezes a gente fica tão abalado com a morte que se deixa levar pela dor, precisa de alguma coisa forte prá nos chamar de volta prá luta - aconteceu comigo, quando eu era menina... Mas tudo vai dar certo, as dores ficam sob outra perspectiva com o passar do tempo, tudo dá certo no final porque Deus é pleno de amor por nós, você vai ver. Beijos.
ResponderExcluirOi, Cristiane!
ResponderExcluirO ser sensual deixa aflorar os sentidos e os percebe a cada mudança. "Permitir que a paixão e a reverência entrem em sua vida".
Amei ver uma citação de James Baldwin, um dos meus autores favoritos!
As pessoas confundem ser sensual com ser sexual...
Beijus,