A vida moderna trouxe vários benefícios, mas não para nossas costas...O sedentarismo e os longos períodos que passamos sentadas invariavelmente farão com que elas reclamem. Dores lombares, nos ombros ou no pescoço se tornaram uma verdadeira epidemia!
Para prevenir:
- praticar atividades físicas regulares (2 a 3 vezes por semana) como caminhadas, hidroginástica ou pilates e fortalecer abdome e glúteos. Seja persistente, os resultados demoram em média 3 meses para começar a aparecer, mas vale à pena.
- alongamentos durante a jornada de trabalho (5 minutos de alongamentos a cada 2 horas), programe o celular para te lembrar.
- manter o peso adequado para altura e idade evitando sobrecargas às vértebras.
- sentar-se com postura adequada: os pés bem apoiados no chão e cadeira de espaldar anatômico.
- posturas de compensação.
As posturas de compensação são um verdadeiro bálsamo e ajudam a prevenir futuros problemas. Existem várias, com diversas finalidades, mas esta que vou mostrar é inclusive indicada para quem tem hérnias de disco (fora da crise).
Para compensar longos períodos sentada, deite-se de bruços, como as crianças quando estão lendo no chão, apóie a cabeça nas duas mãos para poder relaxar e alongar toda a musculatura. Não tensione os ombros, deixe as pernas esticadas e bem relaxadas.
Se tiver dificuldade, pode fazer esta variação que é mais suave, mas também eficaz:
Bastam 1 a 3 minutos na posição, respirando e tentando relaxar ao máximo. Não ultrapasse esse tempo em cada vez, pois senão deixa de ser terapêutica. Talvez não possa fazer no trabalho, mas quando estiver em casa faça sempre que puder - o ideal seria duas a três vezes ao dia. E principalmente após um longo dia de trabalho.
Ah... se não quiser deitar no chão, pode ser na cama também, desde que seu colchão seja firme.
Quando terminar, deite-se e vire de lado e depois levante-se; essa é a forma correta de se levantar sempre, para evitar dores nas costas.
Nunca se levante da cama estando de barriga para cima ou para baixo, sempre de lado e com a ajuda dos braços.
Com esses cuidados você vai se sentir mais disposta e suas costas agradecem!
CRISTIANE,
ResponderExcluirOlá!
Desde já, eu e minhas costas agradecemos
muito este post. Vou seguir as orientações.
Estou fazendo algumas atividade físicas
leves, mas ainda não estou sentido os
resultados.
beijo
Cristina
Nossas costas sempre tão sobrecarregadas...Ótimas dicas! bjs, chica
ResponderExcluirÓtimas dicas! Fico muito sentada e por enquanto não tenho dor nas costas, mas vou praticar a postura de compensação para evitar que apareça. Beijos
ResponderExcluirTenho muitas dores nas costas Cris, acho que são devido a minha má postura. Gostei muito das dicas, vou tentar essa postura de compensação. Não no chão rsrsrs...
ResponderExcluirbjus amiga!
Que maravilha de postagem, eu amei ler, faz muitos anos que não tenho mais dores nas costas e na coluna, fiz durante sete anos, ginástica em uma boa academia para problemas de coluna, me acostumei tanto a manter a postura que nunca mais relaxei, pelo menos enquanto estou sentada ou andando, a gente se acostuma com boa postura também, eu sofria muito antes desse tratamento, nossa, nem quero me lembrar, como eu disse no meu blog, só me lembro das coisas boas,rsrs!
ResponderExcluirAmiga Dra Cristiane, fique à vontade em usar minhas postagens sempre que desejar, as que são de outras autorias posto entre aspas, sendo assim o título que te interessou é meu mesmo!
Abraços e tenhas uma linda noite!
Bela prestação de serviço, o levantar de lado chamou minha atenção.
ResponderExcluirCadinho RoCo
Eita,assim que comecei a ler o post,me ajeitei na cadeira.
ResponderExcluirÓtimas dicas,gostei!Beijos!
Oi Cris,
ResponderExcluirÓtimas dicas e algumas eu já usava (qdo lembro de usar, como levantar de lado). Estou com o corpo todo dolorido por conta de uma gripe muito forte.
Bjs
vou fazer agora, morrendo de dor. adorei a dica. ótimo domingo pra ti beijos :))))
ResponderExcluirhttp://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/
Oi Dra. Cristiane!
ResponderExcluirEnquanto estava lendo as dicas, pensava nas pessoas que recentemente queixavam-se de
dores nas costas, são muitas. Acredito também que tudo parte da postura correta, compensando
com exercícios.
Como sempre, preciosa postagem!
Beijo carinhoso!