Aprenda a Delegar!


Final do ano chegando, aquele estresse...Sabe aquela história de que se você quer alguma coisa bem feita, faça você mesma?

Meninas, é ao contrário!  Essa nossa incrível mania de perfeição  que nos torna tão centralizadoras está é nos deixando exaustas, mal-humoradas e com libido zero.

Sob o manto da gestão horizontal, tipicamente feminina, escondemos nosso afã de acompanhar cada etapazinha do processo e dar pitaco em todas elas.

Amiga, se você ainda não entendeu do que se trata, eu estou falando de poder. E esses tantos séculos em que fomos privadas de qualquer poder acumularam em nós uma espécie de anemia crônica. Mandar é bom. Mandar em tudo é ótimo!  Pena que seja impossível.

Mas continuamos lá dando nosso sangue e vestindo aquele corpete justérrimo da mulher maravilha para não abrir mão de nem um naco do poder de decidir. 

Mas para decidir de verdade, o remédio é delegar. Ensine o outro - e principalmente a outra, oh, o medo da competição! - e não fique perto acompanhando cada passo da tarefa. Entregue a missão, estipule metas, resultados, datas. E cobre. Simples assim.

A primeira experiência será horrorosa. O resultado final vai lhe parecer muito aquém do que você mesma teria feito. Ok, controle-se. Está de fato ruim  ou apenas diferente do que você faria?  Enxergar alternativas vai abrir sua cabeça e seu coração - além de muito espaço na sua agenda.

Delegue ainda as tarefas domésticas. Seja esperta. Valorize-as! Imite o que eles sempre fizeram conosco. Faça parecer maravilhoso arrumar a mesa para os convidados. E deixe que os outros - e especialmente aquele outro! - assumam o serviço. Diga que cozinhar é bom. Que homens na cozinha são  super sensuais. Que ser um chef elogiado está na moda. Minta, se for preciso!

Mas salve-se a tempo da praga centralizadora que suga e seca a feminilidade. Agenda apertada é menopausa antecipada. Delegue parte da sua listinha de afazeres antes que, da supermulher, reste apenas aquela capinha...

trechos da coluna de Ana Paula Padrão
Revista LOLA - Mai/2012



Este é o trabalho de toda uma vida. Ao compartilhar nossos posts, por favor cite sempre a fonte. 
A ética precisa estar presente em tudo.

4 comentários:

  1. Cristiane , saudade das suas publicações e de suas visitas ao meu espaço . Final do ano é super corrido e achei bastante interessante o texto que escolheu . Obrigada . Beijos e boa semana .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse conselho! Precisamos delegar, aprender a ter paciência de ver outros fazerem... Linda semana e desde já, feliz NATAL! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane,
    Ótimo texto! Verdade, estou sempre exausta!
    E o pior, sempre pensando que não dei conta!
    Preciso aprender muito!
    Obrigado por compartilhar!
    Tenha uma feliz semana!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. E eu que vivo falando que o tempo está acelerado, não dá mais tempo para nada...

    ResponderExcluir