Coragem, E Como a Educação Muda Vidas - Histórias que Curam


Nestes tempos difíceis, conto minha própria experiência de como a educação pode transformar vidas. Postei lá no Instagram, mas nem todas estão na rede social, então compartilho aqui também.




Tive dúvidas sobre compartilhar passagens de minha vida, mas criei coragem ao pensar que poderia ser útil para outras mulheres. Não sei por que os dicionários classificam essa palavra como substantivo. Afinal, seus significados são verbos! Enfrentar, suportar, ultrapassar, realizar...É no cotidiano que se cultiva coragem, no exercício criamos intimidade com ela. Quando eu tinha dez anos, um dia durante o jantar meu pai disse à minha mãe que eu não iria para a escola no ano seguinte. "Ela só precisa saber ler e fazer as contas para não ser enganada no mercado. Prá cuidar da casa e dos filhos não precisa de diploma."⠀ Ouvi e fiquei desesperada, eu adorava ir à escola! Tinha as melhores notas da classe! Por que? Já comecei a bolar um plano na minha cabecinha de criança para ir à escola escondida...por favor, não me tirem essa alegria...⠀ Olhei para minha mãe, nossos olhares se cruzaram, ela viu minha angústia. E apesar de ser oprimida por um marido violento e de ser muito tímida, ela disse não para ele. Disse que eu era inteligente e poderia ter uma profissão. Ele disse que não gastaria um tostão comigo. ⠀ Naquela época, não havia muitas escolas públicas, consegui uma vaga numa escola do bairro vizinho. Uma hora a pé para ir e outra para voltar, no sol ou na chuva, porque não havia dinheiro para ônibus. Ela fazia reparos de costura para conseguir os trocados para comprar material escolar, que eu cuidava como se fosse ouro!⠀ Assim consegui terminar o ensino fundamental. O ensino médio foi outra luta que um dia contarei ..⠀ Hoje, mais de 40 anos depois, formada em Medicina, Residência, Mestrado, Doutorado e várias especializações no exterior, honro a coragem de minha mãe e a minha própria através deste trabalho com grupos, para que mais e mais mulheres se apropriem de sua potência e façam sua luz brilhar. ⠀ Falei que coragem deveria ser verbo, mas está mais para músculo...quanto mais a gente usa, mais forte fica. ⠀ CORAGEM = COR+AGEM = Agir com o coração. ⠀ Com o coração de uma leoa, que deseja ajudar no retorno da Alma ao Mundo.⠀ . Compartilhe este post com alguma mulher que possa se inspirar com esta história. Obrigada

7 comentários:

  1. Muito legal teres colocado o teu depoimento, ainda mais nessa hora em que um ditador quer tirar a educação, tratando estudantes como idiotas e imbecis... Parabéns à tua mãe e pra ti! Bela história de vida, garra, coragem e sucesso! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Você é um raro exemplo de resiliência e inteligência. Receba a minha homenagem e imensa admiração.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Parabéns! Acho super válido compartilhar sua experiência sim! Eu tenho uma prima que o meu tio queria fazer a mesma coisa com ela. Minha mãe era médica, passou na frente e disse não. A minha prima era inteligente e muito esforçada e ele queria que ela aprendesse a costurar. Saiu briga na família, pois minha mãe se meteu na educação de uma filha que não era dela.
    Essa minha prima hoje é professora e muito competente.
    Outra pessoa que viveu este tipo de experiência foi Alberto Camus, que era filho de uma trabalhadora rural.
    Você subiu muito no meu conceito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite de Domingo, querida amiga Cristiane!
    A coragem é um dom formidável pois elimina a falta de Amor em nós.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cris! você é um exemplo de mulher que deve ser promulgado para o mundo. Parabéns pela força e inspiração!

    ResponderExcluir