Pueraria mirifica, Erva Maravilhosa Para a Menopausa


O período de transição para a menopausa é um teste de resistência. De repente chegam os fogachos (ondas de calor), insônia, secura da pele, cabelos e mucosas em geral, falta de libido, ganho de peso, irritação e aquele cansaço...quem é que aguenta? 

Se você utiliza pílulas anti-concepcionais ou faz reposição hormonal vai passar por isso com muito mais facilidade, mas e quem não quer ou não pode utilizar hormônios? 

Tive hepatite causada por pílula anti-concepcional ainda jovem, então, hormônios não poderiam ser uma alternativa para mim. Quando a menopausa chegou....Afe!...tentei todas as alternativas naturais possíveis  sem resultado. 

Estava já me resignando quando descobri a Pueraria mirifica no livro da Dra. Christiane Northrup "The Wisdom of Menopause", onde ela apresenta uma série de artigos e evidências científicas de que esta planta realmente funciona e não apresenta efeitos adversos.

Conversei com minha ginecologista que garantiu que realmente era seguro e eficaz. Uma luz se acendeu e resolvi testar. Nossa! que diferença...

A partir de duas semanas de uso o número de  fogachos começou a reduzir drasticamente, passei a dormir, a pele, os cabelos voltaram a ter viço, a lubrificação vaginal voltou e a libido melhorou muito. 


A Pueraria é uma planta nativa da Tailândia. Existem várias espécies, mas a que tem seus efeitos cientificamente comprovados é a mirifica. Há registros de seu uso desde o ano 1300, como erva que mantém a vitalidade das mulheres. Mais de setecentos anos de uso no oriente é bem respeitável, não é?

Somente nos anos 1930 é que começou a ser estudada no Ocidente, em 1952 obteve sua classificação botânica e foi validada para experimentação. Desde então, não param de surgir trabalhos com evidências de sua eficácia não apenas para a menopausa, mas para vitalidade e saúde em geral e também como protetor das mamas. 

A parte utilizada é a raiz, de onde se obtém o extrato em pó que é colocado em cápsulas.  Os efeitos somente foram comprovados na forma de cápsula por via oral. Não existe qualquer evidência de eficácia para o uso em creme ou gel.

Ela funciona como um adaptógeno, ou seja, equilibra a ação hormonal regulando os receptores e não aumenta a produção dos hormônios por isso não apresenta risco para as mamas e endométrio, como acontece com a soja  ou as folhas de amora.

Já estou usando há um ano e meio e percebi que a qualidade de vida melhora muito. Então resolvi divulgar, porque a maioria das mulheres aqui não conhece esta planta.

Se quiser experimentar, converse com seu/sua médico/a. Quem sabe você pode se beneficiar?

É bem fácil de comprar on-line. Cuidado para ver se no rótulo está escrito Pueraria mirifica e não outro tipo de Pueraria. Eu compro deste fornecedor (aqui), porque a procedência é garantida e segura, mas existem vários.

Apesar dos desconfortos, que agora são totalmente contornáveis, este momento da vida é maravilhoso, pelo ganho de liberdade, visão e sabedoria. 

Valorizando cada vez mais a leveza e a alegria!


Espero que estas dicas sejam úteis para você. Conte aqui, você faz uso de algum recurso para alívio dos desconfortos da menopausa?


P.S.: Este post não tem qualquer pretensão de diagnosticar doenças ou alterar tratamentos médicos que por ventura esteja fazendo.



6 comentários:

  1. Boa noite de paz, querida amiga Cristiane!
    Já passei e muito, mas copiei para a filha e noras...
    Muito obrigada pela partilha.
    Eu usei a folha da amora. Excelente!
    Tenha dias felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida uma ótima indicação para as mulheres essa fase melhor enfrentar! Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Tenho tanto medo! Meu médico proibiu até chá de folha de amora, pois ele disse que se fizesse efeito e melhorasse os sintomas, então estaria mexendo com horm\õnios e a vez que meus hormônios foram altrados pela reposição hormonal, resultou num câncer.
    Eu queria muito pois estou com todos os sintomas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty, realmente a folha de amora e a soja apresentam riscos de aumento de cancer de mama, devem ser evitadas mesmo por quem não tem histórico.
      Mas Pueraria funciona na verdade como protetor para as mamas, não altera a produção hormonal.
      Talvez você possa pesquisar um pouquinho e conversar novamente com seu médico.
      Bjs

      Excluir
  4. Cristiane , admiro seus posts , você sabe disto .
    Sempre ajudando e clareando a vida das pessoas .
    Eu já passei da fase da menopausa que confesso foi bem tranquila , graças a Deus .
    Não podia tomar hormônios pois tive trombose venosa profunda na segunda gravidez e não tomei quaisquer medicamentos .
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha de indicação Cris! Já notado, afinal setecentos anos de uso é de impor respeito!
    Beijo

    ResponderExcluir