Estou numa fase de ver e rever filmes franceses para aprimorar o idioma e encontrei algumas pérolas que vou compartilhar com vocês:Mademoiselle Chambon
É um filme singular. Um filme corajosamente belo e poético. É minimalista, fala-se pouco. O que mais se ouve é o silêncio. Mas o quanto é dito nestas pausas...
E a música, quando entra (no violino tocado pela protagonista) entra divinamente. Quando Veronique toca para Jean no aniversário de seu pai vemos uma das mais belas declarações de amor que o cinema já mostrou.
A história é simples, é a história de um grande amor que não pôde acontecer. Mas a forma como é contada e a atuação dos atores principais é fora do comum. Detalhe: O casal de atores havia se divorciado há pouco tempo e fazem no filme um casal que se apaixona.
O filme é riquíssimo em metáforas e símbolos do que acontece no interior dos personagens, como por exemplo a troca da janela na casa de Veronique. A presença de um na vida do outro é como uma janela que se abre e permite que se descubram aspectos desconhecidos de si mesmos. As portas e janelas no filme se abrem e se fecham em sintonia com os acontecimentos, preste atenção.
Se você gosta de filmes de arte, assista.
Já está disponível em DVD e não deixe de assistir nos extras à ótima entrevista do diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário