Além da Liberdade
Dir. Luc Besson
2012
Estamos tão acostumadas à liberdade, a viver num país democrático, a escolher nosso caminho livremente, que não imaginamos que esta não é a realidade para muitas pessoas ao redor do mundo.
Este filme conta a história real de Aung San Suu Kyi, que enfrentou desafios inimagináveis durante sua trajetória em busca da democracia pela não-violência em Burma, atual Miyanmar.
Foi eleita Primeira Ministra, mas pagou um preço pessoal altíssimo, ficou 15 anos em prisão domiciliar, sem poder ver seus filhos nem seu marido.
É muito bonita a história de amor do casal. Mesmo estando do doutro lado do planeta, o apoio do marido foi fundamental. Ele fez um trabalho de bastidores decisivo.
O mais impressionamte, é que a alma dela não se aprisionou. Me lembrou o filme Invictus (veja resenha na página Filmes), que fala de Nelson Mandela e tem um poema maravilhoso "Eu sou o Capitão da Minha Alma".
Ela foi agraciada com o Premio Nobel da Paz em 1991, mas não pôde ir recebê-lo, pois estava detida pelos militares.
A direção de Luc Besson é impecável, o roteiro muito bem escrito. A atuação de Michele Yeoh no papel principal é sublime. A idéia do filme foi dela, que se entregou totalmente ao projeto.
Se você gosta de cinema, assista ao Making-off: o trabalho e o envolvimento das pessoas para fazer o filme são emocionantes!
O filme mostra algumas cenas da violência que imperava no país, e segundo Luc Besson, elas foram suavizadas, pois a verdade era tão chocante que não poderia ser mostrada nas telas.
Houve um momento tocante durante as filmagens, quando receberam a notícia de que Suu Kyi havia sido finalmente libertada.
Uma experiência que nos faz refletir: O que é ser livre? Como usamos nossa liberdade? O que é senso de missão? Qual é nossa missão no mundo?
Depois de ver o exemplo desta mulher extraordinária, somos de alguma forma modificadas. É impossível ficar indiferente!
Oi Cris,
ResponderExcluirEu conhecia a história dela, mas não sabia que existia um filme a respeito. Vou procurar.
Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.
GOSTO DISTO!
Olá Cris!
ResponderExcluirNão lembro como conheci seu blog, e cada vez que venho aqui, gosto mais.
Essa resenha do filme me instigou a ver. Lembro bastante do poema que dava forças a Nelson Mandela, mencionado no filme Invictus. Na época que vi o filme no cinema, achei tão bonito esse poema, encontrei na internet e passei para meus amigos. Muito obrigada pela dica e um grande abraço!
http://escolhasaguiar.blogspot.com.br/2013/03/minha-mini-horta.html
Olá Margarete!
ExcluirSeja bem vinda!
Fico muito feliz que tenha gostado daqui, tudo é feito com amor.
Bjs
Eu também não sabia do filme...já anotei! obrigada pelo compartilhamento! beijos e bom dia...
ResponderExcluirBom dia Cris!
ResponderExcluirConheci um pouquinho da história de Aung San Suu Kyi, quando assisti o filme Muito Além de Rangun. Aliás um filme emocionante, com fotografia belíssima.
Além da Liberdade deve ser um ótimo filme amiga, vou procurar ver.
Obrigada pela dica.
bjus!
Adoro histórias de superação, principalmente interior!
ResponderExcluirObrigada, Cris.
Beijos.
Adorei a indicação. Adoro histórias de superação, mais ainda se íntimas.
ResponderExcluirObrigada, Cris.
Bjs.
Eliz
Olááá minha amiga!!!
ResponderExcluirÓtima dica...
Um lindo fim de semana minha flor
Tenho profunda admiração por essa mulher de nome impronunciável e pelo doce e heróico Mandela.
ResponderExcluirUm grande beijo
Estou louca para saber como ficou a reforma... Mas reforma é isso minha amiga, credo, parece que nunca acaba... Lembro quando casei e esperei terminarem nosso apartamento, senhorrrrr, era sempre na próxima semana... Mas depois vale a pena, ainda mais que vai ser seu cantinho especial!!!
ResponderExcluirA Marlena é maravilhosa né??? Credo...
Olha só, já te falei que assisti Apenas uma Noite??? Queria saber tua opinião... É com a Keira Knightley (sei lá como escreve) e queria saber tua opinião... Beijoooo
Ahhh, já te falei que o Freud teve certa redenção comigo depois de Um Método Perigoso??? Me deu uma baita saudade da psicanálise...
Beijooo flor