As práticas de integração psico-física são fundamentais para a saúde. Aqui no Brasil, as mais conhecidas são o Yoga indiano e o Tai chi. Mas o Qi Gong (pronuncia-se Ti Kun), é uma prática maravilhosa. Une corpo, mente e espírito. É a mãe de todas as práticas corporais chinesas, de onde saíram o Tai Chi Chuan, o Kung Fu, e etc...
Durante quinze anos pratiquei e estudei a fundo a filosofia do Yoga indiano. Mas uma lesão me impediu de continuar a praticar as posturas. Foi então que encontrei o Qi Gong, ao qual venho me dedicando nos últimos anos e me apaixonei. Só aí entendi realmente o significado da frase: Tudo é yoga, porque o Qi Gong (Ti Kun) se torna um estilo de vida.
Experimente esta sequência básica que utilizamos ao acordar ou como aquecimento antes da prática. A mestra Faye Yip demonstra de forma muito didática, fácil de seguir.
Chama-se “Oito peças de brocado de seda”. São apenas 8 movimentos, que repetimos 6 vezes cada um, são delicados como a seda e muito eficientes. Durante a prática, não trave os joelhos e nem as mandíbulas, para que a energia circule bem.
Tonificam e alongam todas as cadeias musculares e lubrificam as articulações. Massageiam todos os órgãos internos e melhoram a circulação. A respiração se torna suave e profunda e vai aquietando a mente.
Com a prática constante passamos a ter um estado de presença em tudo o que fazemos, isso nos leva a prestar mais atenção aos nossos hábitos, fazendo as modificações necessárias para ter melhor qualidade de vida.
Uma curiosidade: os mestres de Qi Gong vivem muito, a maioria ultrapassa os 100 anos! Todos esbeltos, com saúde e um pique invejável...
Fiquei com inveja agora - queria praticar isso...
ResponderExcluirAgora, esclarecendo a sua dúvida: o tear circular é uma ferramenta prá se fazer tricô com agulha de crochê - os pontos ficam iguais aos de duas agulhas, feitos com apenas uma e o tear.
No Youtube tá cheio de receitas (meias, toucas, cachecóis...):
https://www.youtube.com/results?search_query=telar%20circular&sm=3
e no meu blog ensinei a fazer um tear desses usando um pote de maionese, palitos de comida chinesa e cola quente:
http://arosanajanela.blogspot.com.br/2011/04/tear-circular.html
Espero que goste. Tenha um lindo final de semana, Doutora querida. Beijos!
Fiz hatha ioga...e digo que vou volta a fazer e não volto
ResponderExcluirÉ uma maravilha para o corpo e para a mente
\o/
Abço!
Olá Cristiane,
ResponderExcluirMuito bom os exercicios, gostaria de ser mais disciplinada e praticar sempre, até tento mas acabo saindo da rota!
Beijos e ótimo final de semana.
Boa tarde
ResponderExcluirobrigado pelo carinho, sempre faço alongamentos , mas a ioga
penso que é uma filosofia de vida junto com o corpo , que por
questões religiosas não faço.
bjs
tenha uma bom fim de semana.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Muito legal Cris, já me senti mais serena só de vê-la fazendo os movimentos!! Só esse aquecimento já faria o meu dia mais tranquilo, diminuindo um pouco o ritmo acelerado do dia a dia!! Muito interessante essa prática, adorei!! Beijinhos e um ótimo fim de semana!
ResponderExcluirAi Cris,que bacana! Só de assistir já dá uma sensação gostosa.O problema é ter disciplina para faze-lo todos os dias...
ResponderExcluirBeijo amadinha e um lindo final de semana,
Denise - dojeitode.blogspot.com
Querida amiga
ResponderExcluirNunca tinha escutado falar no Qi gong e encantei-me!
Faz quase dois meses que estou fazendo Hatha yoga e é incrível como essa prática transformou-me!
Sinto-me muito mais calma e muito mais feliz!
Essa semana também vou começar o Ashtanga yoga!
Te desejo uma ótima semana.
Um abraço
Léia
Bom dia, Cristiane!
ResponderExcluirQue maravilha, não conhecia Qi Gong, mesmo praticando Yoga toda semana.
Adorei e irei praticar todos os dias!
Até postei no facebook a fim de que muita gente experimente essa deliciosa sensação de encontro consigo mesmo e atenção!
Paz e luz!
Mariângela