Ryan Hreljac é um garoto canadense que nasceu em 1991. Um dia, na escola, com apenas 6 anos, a professora contou como viviam as crianças na África e que algumas literalmente morriam de sede por não haver poços nas proximidades.
Ele ficou profundamente comovido e perguntou à professora quanto custava para levar água para eles. Ela se lembrou de uma fundação chamada WaterCan, dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar 70 dólares.
Ele imediatamente começou a encontrar um meio de conseguir os 70 dólares, realizando tarefas domésticas para sua mãe, cortando grama...e quando juntou a quantia foi com sua mãe até a WaterCan para comprar um poço mara os meninos da África, mas foi informado que o poço custava na verdade 2000 dólares.
Isso era muito dinheiro, sua família não tinha posses, mas ele não desistiu. Mobilizou os seus irmãos, seus vizinhos e os colegas da escola e todos foram contagiados pelo seu entusiasmo, todos se puseram a trabalhar e conseguiram arrecadar o valor.
Finalmente, em 1999 (quase três anos depois!), ele chegou triunfante à sede da WaterCan para pedir o seu poço, que foi perfurado numa vila no norte de Uganda. À partir daí começa a linda trajetória deste menino. Ele não parou mais de trabalhar para arrecadar fundos e agora, com quase 24 anos, já conseguiu levar 400 poços à África!
Hoje ele tem sua própria fundação: a Ryan's Well, que também ensina a população a cuidar dos poços e investe em educação para as crianças africanas. Ele está estudando para ser engenheiro hidráulico.
Um menino de apenas 6 anos conseguiu mobilizar sua comunidade e transformou a realidade de milhares de pessoas. Com todas as dificuldades segue até hoje dedicando-se a esse ideal.
Quando é que nos acomodamos e passamos a acreditar que não podemos mudar o mundo?
Maravilhoso!!!
ResponderExcluirPois é...quando foi?!
Se tem uma coisa que me deixa muito triste é ouvir que sozinhos não podemos fazer nada! Puxa, creio tanto em juntar pontinhos de luz (como digo no meu próprio perfil) para podermos ajudar, melhorar, fazer algo de útil, digno para outros e pelo nosso belo planeta.
Amo encontrar os afins, pessoas de alma aberta e dispostas a fazerem sua parte, mesmo que de forma tímida, pequena e solitária.
Parabéns para este anjo dourado, e à vc tbm por compartilhar esta linda informação.
Beijinhos e feliz semana!
Flores e Luz.
Que lindo ver o sonho de um menino se tornar realidade e ir além!
ResponderExcluirHistórias assim inspiram, reforçam as possibilidades.
Beijo!
Oi Cris,
ResponderExcluirQue atitude bonita!!! Adoro histórias que nos fazem pensar no que podemos fazer pelo outro.
Bjs
Bom dia Dra. Cristiane, não podemos abafar os sonhos das crianças, elas trazem dentro de si, quase todas as respostas. Louvável a atitude dos pais que alimentaram o sonho do menino Ryan Hreljak.
ResponderExcluirPrecisamos olhar para o que está acontecendo e de alguma forma, participar para transformar o que não funciona.
Dra o seu blog tem essa função, mostra nosso lado feminino, resgata nossa força motriz.
Obrigada, abraços carinhosos
Maria Teresa
Amei a história, Cris! A beleza da decisão e atitude do menino transborda pelos olhos dele.
ResponderExcluirQue tenhamos ousadia para atuarmos em direção aos nossos melhores sonhos de mudar o mundo!
Abraço!
Fantástico
ResponderExcluirAmei
Amei
amei
Parabéns por essa publicação!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns por publicar essa História!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirÉ emocionante saber que existe pessoas boas nesse mundo...q. desde tão cedo já pensam em ser útil ao próximo!
Linda semana!
Um super bjo!
Alê - Bordados e Crochê
Fã Page
Atitude inspiradora, linda... um exemplo a ser seguido!
ResponderExcluirAdorei conhecer essa história, obrigada por compartilhar conosco!
Que tua semana seja muito feliz Cris, bjus!
Wow!! Comovente! Eu me emociono com essas histórias pq acredito que as pequenas ações somadas se tornam grandiosas. Podemos fazer pouco, cada um um pouco e a realidade será mudada.
ResponderExcluirEsse menino, agora um rapaz é um anjo enviado dos céus.
:)
Boa semana!!
Beijus,
Cris, bonita história de vida!
ResponderExcluirSensibilidade, boa vontade, persistência, atitude...podem mudar a vida de muitos...da sua espécie e das demais!!
beijinhos, querida, tenha uma semana bem bonita!
Lígia e =^.^=
É, essa é a diferença entre as pessoas que fazem e as pessoas que reclamam.
ResponderExcluirE é por essas pessoas que nós não perdemos a esperança.
Um beijo Cris e boa semana.
Linda historia.
ResponderExcluirParece uma iniciativa tão próxima de nós, tão verdadeira e real.
Eu acredito na humanidade, na sua força amorosa e transformadora.
Obrigada por compartilhar.
Beijos
Cristiane,
ResponderExcluirQue história linda!
Mario Quintana, um dia, escreveu:
EU NÃO TENHO PAREDES, SÓ TENHO HORIZONTES.
RYAN HRELJAC é mesmo assim: só tem horizontes.
beijo
Cristina
Uma estória admirável e que nos enche de esperança e fé na humanidade. Exemplos como esse, nos apontam para caminhos sempre novos, na certeza de que aonde quer que estejamos, sempre vai ser possível fazer a diferença e iluminar um cantinho do mundo...E pensar que tudo pode mesmo começar pelo sonho solidário de um pequeno e lindo menino! Sinto gratidão à Deus e grande alegria por saber que essas lindas estórias são mesmo reais... Simplesmente emocionante,querida Cris! Muito obrigada por compartilhar conosco!
ResponderExcluirMeu abraço forte e carinhoso pra ti!!!
Teresa
Que história linda. Faz renascer a esperança no ser humano.
ResponderExcluirGrande abraço. Paz e luz.
Caramba! Eu tava mesmo precisando de uma história dessas hoje... é sempre assim, quando eu vejo algo ruim nas notícias e fico triste, Deus me manda um anjo prá me contar uma coisa boa e fortalecer minha esperança e fé na humanidade... Hoje o anjo usou o seu blog, doutora querida. Obrigada...
ResponderExcluir