Estes muffins são incrivelmente saborosos e fofinhos, além de muito fáceis de fazer! Tenho testado novas receitas porque devido a problemas de saúde fui proibida de ingerir laticínios e glúten.
No começo foi difícil, mas logo descobri maneiras de substituir estes ingredientes de maneira saborosa e prática. O resultado está valendo à pena! Além de melhorar significativamente minha saúde, estou conhecendo novos sabores e variando bastante o cardápio.
Vamos à receita:
Recheio
1 vidro de palmito ecológico
1 abobrinha média
1 cenoura grande
1 punhado de vagem
1 pimentão vermelho pequeno
3 tomates
azeitonas sem caroço
1 cebola
sal, azeite e pimenta do reino
Pique todos os ingredientes acima e coloque em uma vasilha. Tempere com sal, azeite de oliva e pimenta do reino. Deixe marinando alguns minutos, enquanto prepara a massa.
Massa
8 colheres de sopa cheias de mix de farinhas sem glúten
100 g de queijo parmesão vegano
1 colher de sobremesa de fermento em pó.
1/2 xícara de água ou leite vegetal
3 ovos ou 200 ml de gel de linhaça (para a versão vegan)
Misture a farinha com o fermento e metade do queijo parmesão ralado. Coloque essa mistura na vasilha com os legumes que estavam marinando. Misture para agregar os líquidos do tempero à farinha.
Acrescente a água ou leite vegetal e os 3 ovos batidos (ou o gel de linhaça). Mexa delicadamente até envolver todos os legumes de forma homogênea com essa massa.
Vá colocando em forminhas para cupcakes. Encha até a metade. Coloque queijo parmesão vegan ralado por cima. Asse em forma untada em forno médio pré aquecido até dourar.
Sirva com salada ou como acompanhamento de uma sopa.
Dicas
O mix de farinhas sem glúten já vem pronto. Fácil de encontrar nos supermercados ou casas de produtos naturais. Se não encontrar, a proporção é a seguinte: para cada xícara de farinha de arroz acrescente meia xícara de fécula de batata e meia de polvilho doce. Misture tudo e está pronto seu mix de farinhas sem glúten, pode guardar para usar quando precisar.
O queijo vegano também se encontra em casas de produtos naturais. Há várias marcas, mas gosto da Superbom. É bem parecido com o parmesão e fica gratinado.
Se não encontrar o queijo vegano, uma alternativa bem saborosa é misturar caju picadinho com uma pitada de levedura de cerveja em pó para dar o cheirinho de queijo e usar no lugar.
Só uso ovos da Vila Yamaguishi, onde as galinhas são criadas soltas e com carinho por pessoas que cultivam uma mente tranquila. Conheça aqui.
Se você é vegana e quer saber como fazer o gel de linhaça, clique aqui.
Você pode variar os sabores de acordo com os legumes que tiver em casa. Fiz também muffins de milho e ficaram maravilhosos.
Fácil, rápido e saudável, não é?
Saboreie!
Que delícia de receita! Gostei! bjs, ótima semana,chica
ResponderExcluirOi Cris,
ResponderExcluirEles parecem deliciosos, mas eu ainda continuo com preguiça de cozinhar.
rsrsrs
Bjs
Vim trazer-lhe um link com uma bela história.
ResponderExcluirLembrei-me de você por conta da indicação do livro a arte de comer. e chegando aqui, uma deliciosa comidinha!
Beijo
http://www.viverconsciente.com/textos/lembrancas_da_infancia.htm
Una deliciosa receta y sana. La salud es lo primero. Una buena fórmula para comer verduras y hortalizas.
ResponderExcluirMuchas gracias por compartir.
Un abrazo.
Obrigada pela receita , Cristiane . Beijos
ResponderExcluirCertamente deliciosos e saudáveis. Uma gostosa merenda ou mesmo para o jantar.
ResponderExcluirCris, mais uma vez, adorei estar aqui com você, te ler e apreciar. Deixo um beijinho amoroso e um forte abraço.
Olá Cristiane,
ResponderExcluirQue delícia de receita, já anotei!
Beijos