Tributo a Marion Woodman



"O corpo é aquela parte da alma 
que pode ser percebida pelos cinco sentidos."
Marion Woodman
1928 - 2018

Foi muito difícil escrever este post. Como falar de alguém que teve um impacto tão grande em minha vida? 

Ela partiu no começo deste mês. Em agosto completaria 90 anos.

Marion era professora de literatura inglesa e teatro no ensino médio do Canadá. Aos 50 anos, durante uma crise existencial, foi fazer terapia.  O mergulho foi tão intenso que ela decidiu iniciar toda a formação para tornar-se analista junguiana.

Adorava dançar e recitar poesias. Tinha um incrível senso de humor e uma forma deliciosa de passar seu conhecimento, contando histórias e mitos entremeados de passagens de suas próprias experiências de vida. 

Valorizava a espiritualidade como função estruturante da psique e, assim como Santa Hildegarda, teve várias visões de Sophia (a face feminina de Deus) que influenciaram profundamente sua obra.

Em sua carreira como analista desenvolveu um método inovador de integração corpo e mente, o qual tive a felicidade de aprender. 

Dedicou-se ao estudo das questões envolvendo a feminilidade, os distúrbios alimentares e vícios; principalmente o vício da perfeição, que seca a alma. 

Escreveu onze livros após os 50 anos!  Entre eles os aclamados: O Vício da Perfeição, A Virgem Grávida e A Feminilidade Consciente. A leitura de seus livros é um processo iniciático. Um despertar. 

Uma mulher extraordinária que lutou ela mesma, durante a juventude e boa parte da vida adulta, contra a anorexia nervosa.

Enfrentou um câncer devastador aos 70 anos que a deixou numa cadeira de rodas. Mas ela venceu a doença e voltou a andar e a dançar!

Que amor à vida...

Marion, você me ensinou tantas coisas...mas principalmente a permitir que minha alma cante sua própria canção e a acreditar que merecemos ser amadas pelo que somos. 

Com você também aprendi que o Sagrado Feminino é a própria Natureza, e a única maneira de evitarmos o colapso ecológico de nosso planeta é através do resgate e valorização das qualidades do feminino em todos os seres humanos.

Eu me curvo em reverência. Eterna gratidão. 


Marion e Ross Woodman. 
Parceria e inspiração durante 60 anos de casamento, até o falecimento dele em 2014.

Que você esteja com seu amado Ross, dançando livre e feliz, na luz de Sophia.


P.S.: Para quem deseja conhecer sua obra, recomendo "A Feminilidade Consciente", uma coletânea de entrevistas dada por ela ao longo da vida. É escrito de forma dinâmica e mais fácil de ler, porque segue o ritmo das conversas, mas é bem profundo. 

7 comentários:

  1. Boa noite, querida Cristiane!
    Que postagem mais positiva e feliz!
    Era tudo que eu precisava de ouvir (ler) neste momento...
    A vontade de viver gera qualidade de vida.
    Fico muito feliz de ler testemunhos do gênero onde a superação reine.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, realmente, que amor à vida ! Que homenagem linda, tocou profundamente o meu coração. Grata

    ResponderExcluir
  3. Querida Cristiane,
    Emocionante seu relato! Que honra, a sua, ter sido inspirada por uma pessoa de alma tão maravilhosa!
    Também quero ler seus livros!
    Beijo carinhoso, felicidades na sua jornada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    NUnca tinhaouvido falar dela, mas vou procurar. se vc indica, então é bom.
    ]Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não a conhecia, mas fiquei admirada com essa alma tão profunda como você descreveu. Quero ler algo dela. Pessoas assim são joias neste mundo. Que bom que você pôde aprender com ela. Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  6. Belíssima homenagem , Cristiane .
    Comprarei o livro " A feminilidade consciente " , conforme sua indicação .
    Obrigada . Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Cris! Boa tarde! Espero encontrá-la bem, com saúde. Agradeço pela visita em meu blog. Tenho blogado menos, cada vez menos, mas não desisto de blogar. Demoro para postar, para visitar os amigos, mas sempre apareço.
    Este teu post é muito emocionante e amplo de gratidão. Estou pesquisando os livros dela, gostei muito de conhecer. E agradeço a partilha.

    ResponderExcluir