Final do ano chegando, aquele estresse...Sabe aquela história de que se você quer alguma coisa bem feita, faça você mesma?
Meninas, é ao contrário! Essa nossa incrível mania de perfeição que nos torna tão centralizadoras está é nos deixando exaustas, mal-humoradas e com libido zero.
Sob o manto da gestão horizontal, tipicamente feminina, escondemos nosso afã de acompanhar cada etapazinha do processo e dar pitaco em todas elas.
Amiga, se você ainda não entendeu do que se trata, eu estou falando de poder. E esses tantos séculos em que fomos privadas de qualquer poder acumularam em nós uma espécie de anemia crônica. Mandar é bom. Mandar em tudo é ótimo! Pena que seja impossível.
Mas continuamos lá dando nosso sangue e vestindo aquele corpete justérrimo da mulher maravilha para não abrir mão de nem um naco do poder de decidir.
Mas para decidir de verdade, o remédio é delegar. Ensine o outro - e principalmente a outra, oh, o medo da competição! - e não fique perto acompanhando cada passo da tarefa. Entregue a missão, estipule metas, resultados, datas. E cobre. Simples assim.
A primeira experiência será horrorosa. O resultado final vai lhe parecer muito aquém do que você mesma teria feito. Ok, controle-se. Está de fato ruim ou apenas diferente do que você faria? Enxergar alternativas vai abrir sua cabeça e seu coração - além de muito espaço na sua agenda.
Delegue ainda as tarefas domésticas. Seja esperta. Valorize-as! Imite o que eles sempre fizeram conosco. Faça parecer maravilhoso arrumar a mesa para os convidados. E deixe que os outros - e especialmente aquele outro! - assumam o serviço. Diga que cozinhar é bom. Que homens na cozinha são super sensuais. Que ser um chef elogiado está na moda. Minta, se for preciso!
Mas salve-se a tempo da praga centralizadora que suga e seca a feminilidade. Agenda apertada é menopausa antecipada. Delegue parte da sua listinha de afazeres antes que, da supermulher, reste apenas aquela capinha...
trechos da coluna de Ana Paula Padrão
Revista LOLA - Mai/2012
Este é o trabalho de toda uma vida. Ao compartilhar nossos posts, por favor cite sempre a fonte.
A ética precisa estar presente em tudo.
A ética precisa estar presente em tudo.
Cristiane , saudade das suas publicações e de suas visitas ao meu espaço . Final do ano é super corrido e achei bastante interessante o texto que escolheu . Obrigada . Beijos e boa semana .
ResponderExcluirMuito bom esse conselho! Precisamos delegar, aprender a ter paciência de ver outros fazerem... Linda semana e desde já, feliz NATAL! bjs, chica
ResponderExcluirOi Cristiane,
ResponderExcluirÓtimo texto! Verdade, estou sempre exausta!
E o pior, sempre pensando que não dei conta!
Preciso aprender muito!
Obrigado por compartilhar!
Tenha uma feliz semana!
Beijo carinhoso!
E eu que vivo falando que o tempo está acelerado, não dá mais tempo para nada...
ResponderExcluir