Exercícios Físicos para Depressão e Ansiedade




Todo  mundo diz que exercícios físicos são benéficos para a saúde. Mas o que nem todos sabem é que as atividades físicas são fundamentais para  o tratamento da depressão, ansiedade e pânico.

Há estudos publicados mostrando que os pacientes que praticam atividades físicas moderadas, como por exemplo: caminhada, bicicleta, natação, hidroginástica, dança... por pelo menos 45 minutos, três vezes na semana, respondem muito mais rapidamente ao tratamento e necessitam de 30% a menos de medicamentos! 

E a chance de recaída cai vertiginosamente. Também são muito eficazes para a  prevenção destas doenças. O nosso corpo não foi feito para ficar parado!


Como isso acontece?

Quando fazemos exercícios, o coração acelera e a temperatura corporal aumenta, fazendo-nos transpirar. Esse é o sinal para o aumento da produção de endorfina na hipófise. Este neurotransmissor circula entre os neurônios transmitindo a sensação de tranquilidade e alegria.

Durante a prática esportiva também sobem os níveis de cortisol. Este hormônio está relacionado às tensões, produzido pela glândula suprarrenal e percorre todo o corpo. Ele estimula a hipófise a produzir mais endorfina. Assim, a sensação de calma e a alegria permanecem mesmo depois que os exercícios terminam.

Além disso, as endorfinas ajudam a normalizar a produção de serotonina, justamente o neurotransmissor que está reduzido nestas doenças.

Nosso corpo é maravilhoso, não é? Vamos cuidar bem dele, a alma agradece...

Na Pandemia

Se sentir desconforto ao sair e caminhar com a máscara, existem máscaras próprias para atividade física em lojas de artigos esportivos.

Ou fique em casa e faça uma aula em vídeo. Tem uma infinidade no youtube!

Eu estou fazendo estas aqui, não precisa entender inglês; é fácil, só seguir o fluxo. Se for iniciante, comece por aqui. Neste canal tem muitas aulas, pode variar e escolher de acordo com o seu grau de condicionamento físico.

Às vezes dá aquela preguicinha...mas a gente se envolve com as músicas e o pique do pessoal no vídeo. Termino a aula, tomo um banho,  café da manhã e já começo o dia feliz!!!

Você está se exercitando?


P.S.: Se você tem algum problema de saúde, faça uma avaliação médica antes de iniciar atividades físicas.




4 comentários:

  1. Muito bom e atividades físicas são necessárias. Agora eu ,voltando após dias de hospital com Kiko, sinto falta e necessito! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Estou precisando retornar aos exercícios. Eu estava fazendo durante a pandemia, mas me enrolei com um monte de coisas e confesso, caí em depre. Estou tratando, mas preciso voltar a cuidar do corpo para ajudar a mente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cristiane!

    Adorei ver o vídeo que indicou, realmente dá para acompanhar, mesmo sem saber inglês.
    Antes da pandemia estava fazendo yoga, quando veio a quarentena passei a fazer através de uma plataforma e quando posso, também gosto de caminhar.

    Um abraço,
    Sônia.

    ResponderExcluir
  4. Fiz alguns exercícios no isolamento, passados pela professora de Pilates. Agora estou tentando voltar às caminhadas, mas por aqui só aos domingos. Meu bairro é movimentado demais durante a semana, ainda não me sinto totalmente segura. Mas concordo que é muito importante para a saúde física e mental.

    ResponderExcluir