Como Ter Mamas Saudáveis Por Toda a Vida

Se você acha que para manter a saúde das suas mamas basta fazer a mamografia e o auto-exame está enganada...
As mamas, assim como nosso corpo, requerem cuidados diários  para que sejam saudáveis por toda a vida:

1. Dormir bem
Durante o sono nosso corpo metaboliza os hormônios do estresse e elimina toxinas. Durma pelo menos 8 horas por noite. Tente deitar-se e levantar-se no mesmo horário todos os dias. Durma em quarto escuro, com celular e Wi-Fi da sua casa desligados. 

2. Exercícios Físicos
Já foi provado que exercícios físicos leves (caminhadas ou hidroginástica por exemplo) reduzem os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Basta caminhar ou dançar suas músicas favoritas em casa por 30  minutos, 3 vezes por semana.

3. Alimentação Saudável
A alimentação saudável mantém todos os seus hormônios em equilíbrio. Evite açúcares de todos os tipos, bem como bebidas alcoólicas, comida processada e carne vermelha. Se não puder eliminá-los de sua dieta, reduza ao mínimo. Inclua muitas frutas e vegetais. 
Há estudos que mostram a relação da obesidade com o câncer de mama, portanto, cuide-se para manter-se dentro do peso adequado para sua idade e altura.

4. Pare de fumar
Faça  tudo o que puder para parar de fumar. Hoje existem diversos tratamentos para isso, basta falar com um médico. O tabagismo é fator de risco para várias doenças, entre elas o câncer de mama.

5. Vida Social
Cultive vida social, especialmente atividades dedicadas a ajudar o próximo, como voluntariado, entre outras. Está provado que ter uma sensação de propósito na vida e de estar trabalhando por algo maior  melhora a atividade do sistema imunológico, responsável por eliminar as células mutantes.

6. Crie uma Prática de Auto Cuidado
Reserve todos os dias um momento para ficar em contato consigo mesma, como meditar ou caminhar na natureza ou escrever um diário. Algo que faça sozinha, sem cobranças ou expectativas, que traga paz e contentamento. Nossas emoções influenciam diretamente a bioquímica celular, portanto cuide-se amorosamente.

7. Massageie carinhosamente suas mamas
Sim, é isso mesmo, massageie suas mamas com carinho e gratidão, não esqueça da linha onde fica o elástico do sutiã e o contorno das axilas. Isso melhora a circulação, estimula os vasos linfáticos e elimina toxinas. Faça uma vez por semana.

8. Evite sutiã sempre que possível
Sempre que puder, fique sem sutiã e principalmente, não durma com ele! O sutiã comprime a pele e os vasos linfáticos que são responsáveis por eliminar as toxinas de nosso corpo. O uso contínuo de qualquer sutiã, e especialmente os que têm barbatanas e os que levantam os seios para dar ilusão de maior volume, prejudicam a circulação e favorecem a retenção de toxinas. Sempre que puder, dê uma folga para suas mamas.

9. Prefira Desodorantes e Cosméticos Naturais
Há algumas substâncias utilizadas pela indústria cosmética que podem interferir em nosso equilíbrio hormonal como o triclosan e os fitalatos. E os parabenos (metilparabeno, propilparabeno) foram encontrados nas células de tumores de mamas. Todas estas substâncias são absorvidas pela pele. Portanto ao comprar desodorantes e outros cosméticos veja o rótulo e evite os que contenham estes ingredientes.

Cuide bem de seu corpo, ele é o templo da sua alma.

Gostou das dicas? Você tem algum cuidado especial com suas mamas?




17 comentários:

  1. Todo cuidado é pouco Dra. Cristiane, obrigada pelas orientações.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dra Cristiane, respondendo a sua pergunta no final desse maravilhoso post, sim, tudo o que está aí acima escrito é de bom e útil, eu cuido, sempre cuidei de minhas mamas, não uso sutiã em casa, tem algumas roupas que adoro usar e nem precisam dele, (faz muito tempo que um médico esteticista me ensinou isso), aprendi a fazer exercícios e tudo o que possa me ajudar a me manter o mais(nem digo jovem), mas bem conservada,rsrs, brinco dizendo que sou "cebolinha", pois além de todos esses cuidados há o fator humor, sou muito bem humorada, isso é natural em mim, portanto comprovado está que muitas doenças podem ser evitadas com o bom humor e a forma de encarar a vida! Isso se aprende e eu aprendi!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia que sutiã fazia mal! Olha só: o mastologista que eu fui elogiou meus seios prá minha filha, disse que eu tava com a "arquitetura preservada" (e tô mesmo, não são caídos apesar do manequim 48 - sou mesmo uma "mulher de peito"...). Eu só fico sem sutiã prá tomar banho, não me sinto bem sem ele - e agora saber que faz mal... Semana passada fiz punção de um nódulo que apareceu e o médico disse que não era nada grave, mas nenhum médico nunca me disse prá ficar sem sutiã... Bom saber. Vou passar prás minhas filhas. Beijos, doutora querida!

    ResponderExcluir
  4. Excelente Cris.
    É necessário essa campanha, mas às vezes sinto que, infelizmente as pessoas começam a distorcer as coisas.
    Por exemplo, recebi muitos e-mails de promoções para o outubro rosa; promoção de cosmético, roupas, bolsas...
    E aí vai se perdendo o real significado que é a conscientização e o acesso aos exames e tratamentos. Mas fica faltando tudo o que você colocou nesse texto que é o antes, a prevenção.
    E adorei a dica do bom humor da Ivone! Sem dúvida, sinônimo de saúde.Beijo!

    ResponderExcluir
  5. OI CRISTIANE!
    ADOREI O POST, É SEMPRE IMPORTANTE NOS INTEIRARMOS DE DICAS BOAS PARA NOSSA SAÚDE E ESTAS SÃO MUITO IMPORTANTES, NUNCA HAVIA OUVIDO FALAR SOBRE A MASSAGEM QUE INDICAS, VOU COMEÇAR A FAZÊ-LAS.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Cristiane, amei ler sua postagem. Bastante esclarecedora. Muito bom mesmo. Bjs

    ResponderExcluir
  7. É tudo tão breve
    Habitamos as pedras
    Inventamos sonhos
    Vislumbramos quimeras

    Mas, falemos dos suspiros dos pássaros
    Falemos de ti
    Nas irreprimíveis asas dos anjos
    Na noite primeira dos mil encantos



    Um radioso fim de semana



    Doce beijo

    ResponderExcluir
  8. Cris querida, estou de volta e cheia de histórias para contar! Adorei o texto! Saudade e um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  9. Cris, se gostei do seu texto???
    Amei. Gostaria de compartilhar com todas as mulheres do mundo!
    Tenho praticado algumas dessas dicas mas seguindo aquele seu conselho: um pouquinho a cada dia ao final tudo é possível. Muito obrigada pelo carinho amoroso conosco. Rosangela

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, Dra. Cristiane, são muito boas e algumas estamos relaxando, principalmente no que concerne ao uso adequado de soutiens e desodorantes. Agora mesmo, neste verão antecipado, eu já venho sentindo na pele o quanto o soutien usado durante um dia quente e por longas horas, deixa a região bastante irritada (hoje foi um dia desses).
    Valeu as dicas!
    um ótimo final de semana e beijos cariocas


    ResponderExcluir
  11. Sempre nos ensinando , Cristiane . Obrigada . Beijos e bom domingo .

    ResponderExcluir
  12. Se gostei, adorei! Conhecimento nunca é demais! Geralmente eu durmo com o sutiam, vou parar com isso pelo bem de minhas mamas do coração!

    ResponderExcluir
  13. Muito Bom o texto! Ótimas dicas! Vou compartilhar! Gratidão!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris,
    amanhã eu estrei falando sobre o que aprendi com o CA de mama no blog de uma amiga e quebro alguns destes conceitos, pois parece que os médicos não sabem bem com o que estão lidando.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, na verdade, as pessoas falam em CA de mama como se fosse uma coisa só, mas há uma variedade enorme de tumores e para cada tipo uma série de fatores de risco associados. As dicas que apresento aqui são para os tumores mas freqüentes na população, de acordo com os estudos já publicados na área médica.
      Mas existem as exceções, os casos mais agressivos, os mais raros e etc.. que podem não depender desses fatores.
      Bjs

      Excluir
  15. Excelente post!
    Vou compartilhar por e-mail com meus familiares e amigos!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderExcluir