Beleza Sem Sofrimento! Primeira Parte: Tinturas para Cabelo


O cuidado amoroso com a existência é mais complexo do que parece, não é apenas cuidar de nós mesmas e dos entes queridos, mas também do planeta e dos demais seres que o habitam.

Não dá para se sentir bonita sabendo que o produto que estamos usando tem um ingrediente oculto tão ruim quanto o sofrimento dos animais. 

Pesquisas recentes mostram os testes realizados em animais não são necessários. Embora a lei que os proíba tenha sido aprovada, ainda não foi implantada, e o Brasil continuará importando produtos de empresas que os fazem, portanto é preciso atenção.

Não vou descrevê-los aqui, mas já vi quando estava na Faculdade de Medicina, é horrível!  Lá mesmo aprendi que há outros meios eficazes de testar até medicamentos sem a utilização de animais.

Os consumidores podem pressionar as empresas, boicotando os produtos de quem ainda realiza essa prática.

As tinturas para cabelo são os ítens de perfumaria mais vendidos no Brasil, sabiam? Então vamos começar por elas.

Não apóio propagandas,  mas acho que as imagens facilitam a identificação dos produtos.


As seguintes marcas não utilizam animais em seus testes:
Esta, além de não testar em animais, usa corantes naturais e não tem metais pesados.


Recentemente descobri a tintura da Amend que também tem uma  linha de tratamento capilar. Experimentei e gostei. O cheiro é um pouco forte, mas a cobertura dos fios brancos é ótima, o cabelo fica sedoso e a cor dura 4 semanas. Ela vem com um tubo de creme condicionador para  ser aplicado uma vez por semana e manter a cor bonita. Quando for escolher a cor, lembre que a tonalidade final sempre fica um pouquinho mais escura do que a foto da embalagem.




Eu já usei esta, tem boa fixação (eu tenho muitos cabelos brancos), não agride o couro cabeludo e o cabelo fica com brilho. E o fato de ser gel facilita muito a aplicação, não escorre, não faz sujeira…mas é difícil de encontrar nas perfumarias.

Mas existem outras:

Atualmente estou usando esta e adorei! É de fácil aplicação, tem um sachê de óleo de frutas que deixa o cabelo macio e perfumado e vem também com 4 sachês de hidratação para serem usados uma vez por semana e o cabelo fica com um brilho…e tem um gel para proteger a pele durante a aplicação. Quando for escolher a cor leve em consideração que a tonalidade final vai ficar um pouquinho mais escura do que está na embalagem. 





A Maxton e a Beauty Color são mais leves, não agridem o couro cabeludo e deixam o cabelo bonito. O negócio é ir experimentando e descobrir a que mais agrada.

As informações foram obtidas no site da PEA (lá você pode ver a lista completa). 

Então, vamos consumir de forma consciente e escolher produtos sem crueldade embutida?

Cuidado: para que um produto tenha fixação muito intensa e seja de longa duração (como batons, esmaltes e tinturas) é necessário uso de metais pesados, que são tóxicos para nosso corpo e para o ambiente.

É melhor retocar a maquiagem e a tintura com mais frequência do que ficar doente, não é?


Para ver todos os posts desta série clique aqui.





20 comentários:

  1. Oie Cristiane, fiquei muito lisonjeada por você ter citado o BMV. Gostei do seu texto! Estamos aqui para informar as pessoas, isso é incrível!
    Bjus =)

    ResponderExcluir
  2. Meus aplausos pela sua inciativa, Cris.
    Desde que tomei conhecimento do caso com o Instituto Royal, não consigo mais dormir direito.
    É inadmissível, em pleno século XXI, práticas tão arcaicas e cruéis, como essas de utilizar animais pra realizar testes.
    Também fiz um post sobre o caso, se quiser dar uma olhada, deixo aqui o link:
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2013/10/por-onde-anda-o-progresso-moral-e.html
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!

    Muito pertinente seu post flor!
    Agora mais do que nunca ando prestando atenção nisso, e não havia pensado ainda na tintura para os cabelos...muito interessante!
    Beijinhos querida, e uma linda semana pra vc.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  4. Tem três dessas tinturas que eu já utilizo - compro ora uma, oura outra, dependendo da oferta melhor. Maxton e Beauty Color são mais leves, com as lavadas elas vão largando mais depressa dos cabelos, mas não agridem o couro cabeludo e deixam o cabelo bonito. Já a Biocolor tem um porém: nunca compre a cor que você está acostumada a comprar, porque ela agarra muito escura no cabelo: Louro escuro fica quase preto, tem que deixar menos tempo.

    A gente tem que estar de olho nisso mesmo, pois não adianta fechar os olhos e fingir que não está acontecendo nada, que animais não estão sofrendo só prá gente manter nossos costumes.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, obrigada pela dica com as tonalidades das tinturas, vou prestar atenção.
      Bjs querida!

      Excluir
  5. Oi Cris, bom saber disso!! Eu retoco a raiz do meu cabelo no salão então não sei a marca que usam, bem...espero que não seja testada em animais, que dó!
    E queria agradecer suas visitas constantes, você me faz muito feliz com isso! Não imagina como sou apaixonada por aquele espaço que criei num momento tão triste da minha vida e que fez toda a diferença!
    Mil beijos amada!
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br
    http://preciosajoana.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/criscriacoisas

    ResponderExcluir
  6. Ainda não uso tintura , mas é só questão de tempo,
    e bem informativo seu post.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Cristiane!
    Importantíssimo esse seu post.
    Temos o dever de não nos calarmos diante de tanta maldade do ser humano!
    Façamos uma corrente rm defesa do convívio planetário feliz e saudável para todos!
    Namastê!
    Mariângela

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cristiane, vim do blog da Denise Kirsch a fim de conhecê-la. Gostei muito de tudo o que vi por aqui e deste post até anotei sobre a coloração da Phytoervas para tentar encontrar aqui...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Querida Cristiane!!!
    Como sempre seu cantinho é muito instrutivo, e nos alerta pra muitas situações, todos os alertas que nos deu no post são maravilhosos, parabéns adorei beijos Luci

    ResponderExcluir
  10. Pois é, infelizmente tenho que usar tinta, já estou cheia de fios brancos. Há quem goste, mas eu ainda prefiro esconde-los. Obrigada pelas informações, desconhecia muita coisa. E aproveitando: Fico muito feliz que Jussara tenha vindo visitá-la. O blog dela é muito interessante, outro que eu adoro. Para mim, que sou metida a escrever, e que ainda tenho muito o que aprender, o Minas de Mim é sempre um grande aprendizado.

    beijo querida e uma boa noite!
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Também vou procurar saber mais sobre a tintura que passam no meu cabelo no salão, temos que ser consciente dessas coisas , devo prestar mais atenção, Obrigada Cris pelo alerta e pelas dicas.
    Oi Rosa, obrigada pela dica com as tonalidades das tinturas, vou prestar atenção. As vz me atrevo a fazer em casa vou pesquisar mais sobre as tonalidades, beijo grande Rosa
    Beijão Cris, adorei ficqr mais esperta para esses detalhes a gente pode fazer uma pequena diferença e quero fazer parte disso tb.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris,
    Adorei a dica e me preocupo muito com isto.
    Hoje estou citando vc e o seu blog lá no post sobre sorte. Obrigada pela sua contribuição.
    Bjs e um ótimo meio de semana para vc.


    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  13. Cris, ontem eu grifei no "nosso" texto de estudos: "com a recuperação do instinto ferido, rejeita-se essa trivialização do que é revoltante e violento."
    Acho que é por aí também. Estar atentas aos nossos hábitos (por mínimos que sejam!) nos ajuda a sair deste ciclo. É a tintura, é o produto de limpeza, são os alimentos que consumimos... Não dá para evitar tudo, mas estar atenta e mudar o que dá é animador.

    ResponderExcluir
  14. Cris, obrigada pela visitas em meu blog e comentários sempre tão gentis. Procurei, entre as marcas de tintas que você mostrou, aquela que uso. Pena que não encontrei. Vou testar essas marcas.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Realmente, é necessário estar consciente das crueldades praticadas contras os animais indefesos que não tem voz para se defenderem. Atitudes simples, como deixar de usar tintura de empresa que faz teste em animais, vai colaborar para terminar com este absurdo. Estarei sempre atenta para abolir produtos que sejam decorrentes de sofrimento dos animais. Abraços

    ResponderExcluir
  16. Amei o post! Estava procurando qual tintura usar, pois tenho muitos cabelos brancos e sempre usei a imédia excelence da Loreal, porém vi que usam animais para testes então, argh, aboli da minha cabeça. Vou experimentar uma dessas e depois conto como ficou, pois tenho muito cabelo branco. Tem que ser a coloração permanente mesmo.
    Obrigado mesmo!
    bjos
    OBS: Já salvei o blog nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, fico feliz que o post tenha sido útil. Vá experimentando as diferentes marcas e descubra qual é a melhor para o seu caso. Depois conte para nós.
      Seja sempre bem vinda ao Mulheres em Círculo!
      Bjs

      Excluir
  17. Mas essas empresas só não testam ou tambem não tem ingredientes de origem animal nas tinturas, pq a que eu usava e dizia que não testava era as da Yamá, e agora utilizam queratina de animais nela...Qual marca relamente n~çao testa e não tem insumos de origem animal nelas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a tintura da marca Amend, não possui nenhum ingrediente de origem animal, assim como todos os produtos da Surya, Phitoervas e Pharmaervas. As tinturas da marca Niasi também não usam.

      Eu uso a tintura Amend, é ótima. Shampoo e condicionador, uso Phytoervas e Surya, são ótimos. E não têm parabenos.

      Eu pesquisei todas estas marcas na época em que fiz o post e nenhuma delas usava ingredientes de origem animal na tintura.

      A Amend tem ingredientes de origem animal somente em alguns shampoos e cremes hidratantes para cabelo, mas estão realizando pesquisas para substituí-los.

      Grande Abraço

      Excluir