Prática para Lidar com o Medo e a Raiva




     Esta é uma prática simples que ajuda muito quando estamos com dificuldade de lidar com um problema ou questão que nos causa raiva ou medo. Ela é feita em pé.
 1 - Respire normalmente. Perceba como está sua respiração e como está o seu corpo.

 2 - Inspire elevando os braços até a altura do peito. Cerre os punhos  e prenda a respiração. Mantendo os pulmões cheios, soque o ar com força imaginando que a fonte do seu medo e/ou sua raiva está diante de você. Imagine que tem um saco de areia na sua frente. Bata com vontade, o ar não machuca.

 3 - Quando quiser soltar o ar, solte de uma vez pela boca com um soprão e relaxe soltando todo o corpo à frente. Volte lentamente à posição inicial. Se quiser, pode soltar o ar com um som como “Ah!” em voz alta.

Não prenda a respiração por muito tempo pois pode causar tonturas. Somente o tempo que você normalmente aguenta, sem forçar.

Repita este exercício de três a cinco vezes e depois observe como ficou sua respiração e o seu corpo.  Finalize com três respirações profundas. 
Se quiser aumentar seu bem estar,  faça a Respiração da Árvore (aqui), é uma delícia.

Esta prática traz grande alivio... 
Conseguimos lidar melhor com o problema, com mais clareza e centramento. E o medo e a raiva foram embora!




15 comentários:

  1. Querida Cristine,
    Obrigado por compartilhar práticas do bem!
    Buscamos formas de suavizar as dificuldades com as quais nos deparamos.
    Métodos simples e eficazes, porém exigem disciplina!
    Semana passada comprei o livro "Mulheres que correm com os lobos", indicação sua,
    estou gostando muito!
    Felicidades para você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Cris, vou tentar por em prática. Para os meus medos...
    Amei a imagem!!!
    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Cris, querida. Imprimi esse texto e colei na minha geladeira.
    Obrigada por compartilhar tudo o que sabe. Gostei imensamente do seu comentário em meu blog que diz "as pessoas projetam nos outros as características que possuem". Sábio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris, valiosa dica, uma prática importante para mantermos equilíbrio. Hoje mesmo estava lendo alguma coisa nesse sentido. Acho que tem a ver: No budismo tibetano, Tara, a figura feminina representa o aspecto de um buda que nos protege do medo. Ela representa os ventos, energia do corpo e da respiração. Este simbolismo sugere diversos métodos de se trabalhar com a respiração e com as energias sutis para se controlar o medo.
    Beijo minha querida e uma linda semana,
    Denise – dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa, muito valiosas as dicas! Eu mesma ando com pouquinho de medo ultimamente e preciso implementar algo para debelar isto antes que cresça dentro de mim.
    um abração carioca

    ResponderExcluir
  6. That's a very whimsical photo, and the post is a little bit humorous.... but it's true! I often stretch like that, with my arms reaching up overhead and then out to the sides, and it DOES calm me and give me a little boost of something... either energy or confidence, or both. :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Cris,
    Gostei da dica e favoritei.
    Aproveite a semana!
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  8. A yoga me ensinou o poder da respiração
    Inspirar e expirar com consciência, como forma de relaxar, de chamar pela razão, as emoções positivas, de relaxar...

    "Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade de espírito?"
    Chuang Tzu

    ResponderExcluir
  9. Que linda a frase do Chuang Tzu, do comentário acima da Tina! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  10. Gostei da dica, precisa ter lido isto ontem quando meu cachorro
    pisou e derrubou mais de 20 vasos da prateleira.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vou tentar fazer esses exercicios, os gatos certamente ficaram melhores, beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  12. Minha linda...
    Adorei tua orientação.
    Estava fazendo quando maridão entrou e disse:
    Socando o ar com tanta força...pensando em quem???
    Me virei...fuzilei-o com meus olhinhos azuis como a cor do céu eeeeeee...
    Rapidamente ele virou de disse:
    Não precisas dizer e se mandou rapidamente!
    E não é que funcionou????
    Fiquei calminha...calminha!
    Beijão,minha linda!!!!

    ResponderExcluir
  13. Vou postar o teu endereço no meu facebook...

    ResponderExcluir
  14. Cristiane,
    Procuro não sentir raiva, mas MEDO, eu tenho.
    E como é difícil lidar com os medinhos, os medos e os medos enoooormes que
    me assombram!!!!!Vou aproveitar seus ensinamentos para mantê-los bem longe
    de mim.
    Obrigada
    Cristina

    ResponderExcluir