Os Livros Que Iluminam Minha Vida - Parte 2


Conforme prometi a vocês, o restante da lista. Se você perdeu a primeira parte clique aqui.
Nesta segunda parte, citarei alguns livros que me conduziram na busca da feminilidade consciente, nos caminhos da terapia e cultivo da  espiritualidade. Não estão em ordem de importância, todos são igualmente preciosos.


Palavras de Poder
2 volumes: Brasil e Mundo
Lauro Henriques Jr.
Estes livros me acharam, foram literalmente um presente da vida. Eu estava passeando pela livraria e de longe avistei dois livros numa mesa lá no fundo da loja que pareciam piscar para mim. Quando me aproximei vi que o autor era Lauro Henriques, nem olhei o título e comprei, pois sei que dele só saem coisas maravilhosas. 
Ele reproduz as conversas que teve com alguns dos nomes da espiritualidade e do autoconhecimento no Brasil e no mundo. As conversas são acompanhadas de muitas referências a filmes, livros, letras de músicas, poemas e etc…
De uma forma muito bonita, cada entrevistado revela qual foi o seu maior aprendizado na vida, para que possamos usufruir de sua sabedoria.  Uma delícia de leitura!



Walden, ou A Vida nos Bosques
Henry David Thoreau
Este livro é muito, muito querido. Provocou mudanças profundas em meu estilo de vida. Tanto que acabei aderindo ao Movimento da Simplicidade Voluntária que mencionei aqui.  Fiz um post especial para este livro, para vê-lo clique aqui. Volta e meia estou relendo...


O Homem Que Amava As Gaivotas
Osho
Já li muitos livros do Osho, e de toda a sua vasta obra este é um dos meus preferidos. É também um dos livros mais bonitos que já li e me ajudou a superar um momento muito difícil. Também já fiz um post especial para ele que você pode ver aqui. Tem tanta sabedoria que pode ser usado como oráculo, às vezes o abro aleatoriamente e sempre encontro tesouros.



A Feminilidade Consciente
Marion Woodman
Não passa um dia sem que eu agradeça por tê-la encontrado. Essa autora, que é terapeuta, provocou uma verdadeira revolução na minha vida, na forma como vejo o mundo e a mim mesma como mulher, bem como a relação entre o masculino e o feminino. Ela inspira meu trabalho com o Círculo. Já li toda a sua obra, mas este continua sendo o meu favorito. Também tive a oportunidade de  vivenciar sua metodologia de trabalho na prática.
Este não é um livro técnico, é uma compilação de entrevistas que ela deu a várias revistas canadenses e americanas, onde aborda questões fundamentais para as mulheres de nosso tempo, usando sua própria vida como exemplo  e também exemplos da literatura, da mitologia e das artes. É meu companheiro de muitos anos e de todas as horas.


A Arte Interior do Psicanalista
Walter Trinca
Este livro é tão lindo, mas tão lindo, que chega a doer. A sua leitura é quase uma experiência espiritual. Uma luz no caminho.
São conversas e palestras, num tom bem coloquial. Embora fale de terapia, na verdade  tudo o que ele diz aplica-se ao relacionamento entre dois seres. Transborda sabedoria e beleza. Também já fiz um post para ele aqui.



A Arte de Amar
Eric Fromm
Amigas, o que está escrito neste pequeno livro é tão importante, que deveria ser ensinado nas escolas ao invés de lotar a cabeça das crianças com coisas inúteis.  De que adianta saber trigonometria se não sabemos nos relacionar?  Quantos sofrimentos seriam evitados se a gente simplesmente soubesse amar e receber amor! Veja o post completo sobre ele aqui



A Travessia Para Avalon
Jean Shinoda Bolen
Tenho profunda admiração por esta mulher, que escreveu este livro auto-biográfico sobre sua peregrinação à Inglaterra em busca de Avalon. Se você leu “As Brumas de Avalon” vai amar…mas mesmo que não tenha lido vai gostar, um mergulho nos mistérios do feminino. Não me canso de ler, todos os anos o leio pelo menos uma vez.  Ele será o tema do próximo Ciclo do nosso Círculo em 2015. Veja o post completo aqui.

Espero que se sintam inspiradas por estas leituras e que alguns destes livros  também possam iluminar o seu caminho.
Você já leu alguns destes ou conhece estes autores?





9 comentários:

  1. Olá Cristiane,

    Lê é muito bom, como diz minha filha: inferno é um lugar onde não existem livros. Lista maravilhosa, alguns já li e fiquei curiosa com outros, vou procurar por aqui.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, dos citados só li "As Brumas de Avalon", mas amei as dicas, adoro ler, cresci lendo e continuo, nem vou enumerar, pois tive uma madrinha que era dona de livraria, eu ainda menina tomava conta e lia de graça, viciei-me e jamais parei!
    Amei o post!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  3. Como é bom obter dicas de bons livros! Fiquei especialmente interessada nos "Palavras de Poder",pois a maioria das pessoas não se dá conta do poder que elas tem, mesmo ouvindo histórias onde "palavras mágicas" fazem milagres, desde pequenos... Já estão anotados, prá minha próxima garimpada na livraria.

    Beijos, Doutora querida!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei querendo muito ler A Vida nos Bosques, dei uma olhada no post especial que tu fizestes, deve ser um livro lindo! A Travessia para Avalon, como toda certeza vou amar, pois adoro As Brumas... já reli tantas vezes que perdi a conta rsrsrs...
    Adorei tuas sugestões de leitura!
    Um lindo final de semana Cris, bjus!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dra Cristiane,
    tenho que vir aqui logo, para ver tudo isto com muita calma, que o post tem muitas referências que me caíram no olho ;)
    Deixo um bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cristiane!
    Eu procurei por "A vida nos bosques" em outra passagem que você citou o livro e encontrei um vídeo muito bacana no youtube, que gostei bastante. Baixei o livro em pdf mas ainda não comecei a ler, o que farei em breve.
    Folgo em saber que gosta de Adélia Prado. Eu amo essa mulher! Já li tudo dela - acho - e também as entrevistas. Tudo que é dela, me atrai e sou fã mesmo! Daquelas que se sente bem próxima.
    Já anotei os títulos dessa e da outra postagem. Sempre bom ter indicações de livros "não profissionais" - já que existem muitos blogues fazendo resenhas atrás de resenhas sem o comprometimento da leitura.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Oi Cristiane,eu tambem adoro ler,mas dessa lista não li nenhum. fiquei interessada no livro do Osho, O homem que amava as gaivotas.abraços

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler a parte 1 e corri para cá. Não li nenhum desses livros, apenas Brumas citado, que é um dos que me são mais queridos. Lá se vai meu 13º!!! Mas será bem empregado, tenho certeza. Quero ler todos dessa lista. O Lotus Florescente com certeza vai ter muito material para o ano que vem, rsrsrsrs. Agradecida, Cristiane, pela riqueza partilhada. Beijão. Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  9. Cristiane , da sua primeira lista de livros eu só não tinha lido Jung . Mas , desta segunda , só li " A arte de amar " do Erich From . Sairei a procura de todos os outros , agradecendo você , sempre . Beijos e bom domingo .

    ResponderExcluir