Prática Integrativa ao Acordar - Que Diferença no Seu Dia...


Você  é daquelas  que pulam da cama quando o despertador toca ou das que ficam até o último minuto debaixo das cobertas e depois tem que sair correndo ?

Há formas melhores de começar o dia,  ganhar disposição e bem estar. Basta uma boa espreguiçada!

O ato de espreguiçar-se combinado com uma respiração profunda  faz com que a musculatura se alonguemelhora a circulação e todo o corpo recebe oxigênio. É importante não apenas ao acordar, mas durante o dia  e antes de dormir também!

Ao acordar, não abra os olhos imediatamente. Primeiro perceba seu corpo e seu estado de espírito.  Respire profundamente. Sorria para seu corpo, isso o ajuda a acordar e ter disposição (principalmente se acordou de mau humor) , faz muita diferença!

Vire de barriga  para cima e espreguice-se à vontade, em todas as direções, estique bem o corpo e respire.

Abrace os joelhos por alguns instantes, para alongar a lombar. Depois abra os braços e deixe os joelhos dobrados caírem pra um lado da cama, numa ligeira torção. Relaxe e Respire. Depois para o outro lado. Relaxe e  Respire.

Muito cuidado na hora de sair da cama: O ato de levantar-se de frente (estando de barriga para cima) é prejudicial à coluna. 

Então aproveite que já está de lado para levantar-se. Primeiro deixe as pernas escorregarem para fora da cama. Depois vá levantando de  lado com o apoio dos braços. Sente-se na beirada da cama e depois fique de pé devagar. 

De pé, entrelace os dedos,  levante os braços e estique todo o corpo. Incline ligeiramente para um lado e para o outro a fim de alongar a lateral do corpo. Respire.  

Permita-se um pensamento de amor e gratidão pelo dia que começa, ou faça uma oração.

Tenha um ótimo dia! 






9 comentários:

  1. Ter tais cuidados, tão simples, podem fazer toda diferença nos nossos dias! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Como boa praticante de Yoga confesso que deveria ter mais disciplina ao acordar.
    Quando vejo já levantei de qualquer jeito. Está nas minhas metas para 2015 mudar isso.
    Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Cristiane!
    Tenho um amigo que diz sempre, que deveríamos imitar mais os cachorros!
    Espreguiçar mais vezes, dormir quando sentir sono, e por aí vai...
    Dormir quando sentir sono, nem sempre é possível, mas espreguiçar-se é uma delicia!
    Adorei o post! Como sempre, precioso!
    Tenha uma feliz semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, Cristiane! Já adoto algumas dessas práticas - como elevar meu pensamento em prece - mas muitas outras vou incorporar no meu amanhecer.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris,
    Adorei as dicas, mas normalmente coloco o despertado um tanto longe, para que qdo toque, eu tenha que levantar para desliga. Se deixo perto, desligo e vou dormir mais 5 minutinho, que pode se transformar em mais de uma hora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris!!! Adorei as dicas. Adoro quando me lembro de espreguiçar. Pena que muitas vezes acordo atrasada, já no pique máximo para começar o dia. Preciso incorporar essa rotina ao meu dia e incentivar meu filho e marido a fazerem o mesmo. Estou de blog novo. Dá uma passadinha por lá: http://do-bem.blogspot.com/. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Cristiane , obrigada por mais esta lição . Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai amiga, mania que eu tenho de levantar de frente...aí está o motivo da minha dor na coluna. Obrigada pelas dicas Cris...também vou passar a me espreguiçar mais ao acordar.
    bjus amiga!

    ResponderExcluir
  9. Eu normalmente faço isso, mas acompanhado de uma oração... Coloco o despertador prá todas cinco minutos antes do que deveria, prá me dar esse tempo. Agradeço pela noite dormida e peço a Deus um bom dia a todos os que eu amo - e também prá mim... E sempre me levanto de lado, pois já tinha percebido que levantar de barriga prá cima dá um nó nas costas...

    Como sempre dicas preciosas, vindas de uma médica maravilhosa...

    Beijos, Doutora querida!

    ResponderExcluir