Almôndegas Vegetarianas da Cris


Eu adoro almôndegas e bolinhos em geral, só que não curto a proteína de soja. Mas ela é uma fonte importante de nutrientes, então fui pesquisando e testando até criar uma receita de almôndega realmente deliciosa. Foram muitas tentativas, mas valeu à pena!

Criei uma versão ovolactovegetariana, mas se você é vegana coloquei as dicas para as substituições logo abaixo.

Ingredientes
2 xícaras e meia de proteína texturizada de soja em grânulos
2 colheres de sopa (rasas) de farinha de trigo (integral)
1 ovo
3 colheres de sopa bem cheias de queijo parmesão ralado ou ricota temperada (o que preferir)
6 azeitonas verdes picadas
salsinha e cebolinha picadinhas
pimenta do reino
sal a gosto
óleo para fritar (podem ser assadas também)

Modo de Fazer

1 - Como preparar a proteína de soja
O principal é tirar aquele cheiro característico da proteína de soja, então lave-a e escorra duas ou três vezes e depois deixe de molho em água morna para hidratar por 20 minutos. Depois escorra e lave novamente. Deixe escorrer bem. Esprema para tirar o excesso de água. Quanto mais lavada, melhor pegará o sabor dos temperos.

2 - As Almôndegas
Numa tijela acrescente todos os ingredientes e misture até ficarem bem homogêneos. Faça bolinhas pequenas e frite em óleo quente até dourarem. Não fique virando-as à toda hora no óleo, porque são frágeis e desmancham. 

Eu gosto de achatá-las um pouquinho antes de fritar porque ficam mais crocantes.

Se quiser assar, unte uma assadeira com óleo e leve ao forno até formarem uma casquinha levemente dourada. Eu prefiro fritas, ficam bem mais gostosas.

Você pode servi-las acompanhadas de arroz e feijão e verdura refogada, ou com molho de tomate acompanhando uma massa, ou gratinadas. Ficam ótimas com molho de tomate e queijo acompanhando uma polenta, humm..... 

Dicas

Se você é vegana, retire o queijo da receita e pode substituir o ovo pelo gel de linhaça

Basta deixar uma colher de sopa de sementes de linhaça de molho em água por duas horas. A água se transformará em um gel rico em proteínas e com propriedades semelhantes à clara do ovo. Use com as sementes e tudo.

Você pode deixá-las de molho à noite, no dia seguinte terá um gel bem espesso. Ele tem muitos usos, como em vitaminas e outras receitas que divulgarei em breve.

Vocês podem também variar os temperos das almôndegas. Com temperos indianos (curry, cominho e cúrcuma) ficam uma delícia.

Que tal, gostaram?





10 comentários:

  1. Olá Cristiane,

    Adorei sua receita, também adoro almôndegas, a sua parece bem simples e gostosa. Ainda tenho um pouco de proteína de soja e vou testar na próxima quinta vegetariana. Coincidência, hoje também publiquei receita de comida, você o almoço e eu a sobremesa, rs.
    Beijos e boa semana.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esta receita, mas achei bem interessante...vou anotar! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Estas almondegas ou porpetas (ou descendente de italianos), devem ser deliciosas. Eu tenho preguicinha de cozinhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Dra Cristiane, muito bom conhecer novas receitas, eu não faço nenhuma dieta, tampouco sou vegetariana, mas vou copiar, pois parece ser muito boa essa receita, minha filha está aos poucos se reeducando em alimentos, darei à ela, quanto mais opções melhor!Obrigada por compartilhar!
    Abraços e tenhas uma linda semana!

    ResponderExcluir
  5. Eu também faço a minha receitinha, só que uso batata amassada prá dar liga no lugar da farinha e, depois de bem espremida a proteína, acrescendo cebola ralada e um dentinho pequeno de alho esmagado. Essa mesma massa eu grelho no grill depois de dar o formato de hamburguer, meus filhos amam! É tão bom quando a gente come algo gostoso e que não fez mal a nenhum bichinho, não é mesmo? além do que a carne tem um montão de toxinas nocivas ao nosso organismo. As pessoas que comem carne nunca param prá pensar: se a carne fora da geladeira, num calorão de 30 graus, logo tá apodrecendo e fedendo, que fará durante o tempo que fica dentro da gente, a 37 graus?...Meus filhos nunca provaram carne na vida - não tem anemia, são inteligentes e saudáveis...

    Beijos, Doutora querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, vou experimentar usar batata da próxima vez...obrigada pela dica!
      Bjs

      Excluir
  6. Bem interessante essa receita, Cristiane. Gosto dessas opções mais saudáveis. No meu caso, quando fizer, vou assar.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Gostei Cris, gosto de almondegas, essas vegetarianas vou experimentar, obrigada pela dica amiga, beijo

    ResponderExcluir
  8. Minha nossaaaaaaa Cris!!! rsrsrs
    Que fome me deu agora!
    Vou anotar e fazer sim, muito obrigada. :D
    Beijinhos e feliz semana.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  9. Eu também adoro bolinhos Cris, e gostei muito da tua sugestão. Nunca fiz nada com soja, nas fiquei tentada a experimentar.
    Bjus!

    ResponderExcluir