Em Paz com a TPM - Parte 2 - Alimentação


Bom amigas, antes de ir para dicas mais complexas como fitoterapia, medicina chinesa, florais e etc...vamos começar com o básico:  os cuidados com a alimentação que ajudam e muito a amenizar os sintomas da TPM. Especialmente o inchaço, o mal humor e os ataques de vontade de comer doces ou chocolate.

O nosso ciclo hormonal gera várias alterações bioquímicas que desencadeiam os sintomas da TPM  (já expliquei nos posts anteriores desta série, se você perdeu, clique aqui). Mas esses sintomas podem ser amenizados com cuidados básicos como descanso adequado, atividades físicas e alimentação correta.  Então vamos lá...


A retenção de água que gera o inchaço, fazendo com que tenhamos aumento de peso, dores nas mamas, sensação de peso nas pernas, cansaço e enxaquecas, depende principalmente da quantidade de sódio (sal) que ingerimos, mas também é afetada pelo açúcar refinado, álcool e gorduras.

Portanto, à partir da metade do ciclo menstrual elimine da sua dieta os alimentos muito salgados, as frituras, o consumo de açúcar refinado e álcool. Você já vai notar diferença nesses sintomas. 

E um detalhe importante: quanto menos inchaço, menos cólicas...

Para quem tem displasia mamária e sofre bastante com dores nas mamas nesse período, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina E ajuda muito a aliviar, pois essa vitamina é a protetora das mamas e órgãos sexuais. As fontes de vitamina E são: castanhas, cereais integrais, azeite de oliva e sementes de girassol. 

Mas também existem suplementos nutricionais exclusivamente com vitamina E que podem ser usados mensalmente à partir da metade do ciclo  até chegar a menstruação e aliviam os casos mais intensos. Não tem contra indicações. 


Aquela irritação e o mal humor que nos acompanham durante este período acontecem pela redução da disponibilidade de três sais minerais e uma vitamina importantíssimos para produção das endorfinas e da serotonina (os hormônios do bom humor): são o Cálcio, o Manganês, o Magnésio e a vitamina B6.

Portanto, inclua na sua dieta sempre (se possível diariamente): laticínios (para suprir as necessidades de cálcio), castanhas, legumes e cereais integrais (para suprir o manganês, a vitamina B6 e a vitamina E ) e vegetais de cor verde escura (para suprir o magnésio). 

Existe um suplemento nutricional vendido em farmácias que combina o magnésio e a vitamina B6 e ajuda muitíssimo nos casos mais intensos, nos quais mesmo com alimentação correta, atividade física e descanso, as alterações de humor persistem. Não engorda e não tem contra indicações. 

A principal causa daqueles ataques de gula e de vontade de comer doces, chocolates... é a falta do magnésio e do manganês, mas também piora se o intervalo entre as refeições for muito grande.



Então, se você corrigir sua alimentação para suprir os sais minerais, a vontade de doces diminuirá. Nesta fase evite ficar mais de 3 horas sem comer. Inclua lanchinhos saudáveis entre as principais refeições como: frutas ou sucos naturais, laticínios (iogurte ou queijo) e castanhas. 

Essa é uma dica que ajuda inclusive a perder peso, pois refeições mais leves e freqüentes levam à diminuição da quantidade total de alimentos consumidos ao longo do dia.

Ah...Beba muita, muita água, ela é uma importante ajuda para aliviar todos os sintomas da TPM!

Quem quiser saber o nome dos suplementos que mencionei e como usá-los, é só deixar um recadinho que envio as orientações.

Agora temos uma página especial para armazenar todos os posts desta série. É só clicar na plaquinha "Em Paz com a TPM" logo acima no cabeçalho.

Espero que estas dicas sejam úteis a vocês, em breve teremos mais...



26 comentários:

  1. Olá, Dra. Cristiane! Gostaria muito de receber as dicas dos suplementos. Obrigada! abraços, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose,
      poderia deixar seu e-mail para que eu possa enviar as orientações?
      Abraço

      Excluir
  2. Olá Cristiane,

    Ainda bem que hoje já não sofro com TPM, uma das vantagens da menopausa, tinha alteração de humor e muita dor nos ombros e crises de ira, mesmo tendo consciência de como estava chata não conseguia controlar o humor. Hoje depois de tantos anos juntos e sem os terríveis sintomas brinco com o marido dizendo que ele é um sobrevivente.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Cristiane, bom dia
    Por gentileza, envie-me o nome dos suplementos e demais orientações.
    Um grande beijo
    Cristina

    ResponderExcluir
  4. Não menstruo mais, mas nunca sofri com TPM, nunca engordei, acho que sempre tive sorte de gostar de alimentos naturais, a gente aprende com as mães, aprendi com a minha, hábitos, tudo depende de hábitos alimentares!
    Gostei de ler aqui, abraços linda amiga Dra Cristiane.

    ResponderExcluir
  5. Cris querida, respondi pra você lá no armazém, mas sei da nossa correria, então reslvi comentar aqui também. Tem um livro que eu gosto muito, chama-se "A alma da Casa" de Jane Alexander, que fala muito sobre isso, sobre a Deusa Vesta, que cuida de nossos lares, sobre a natureza feminina das nossas casas. Grata pela visita!
    Ah! Amanhã eu vou palestrar no Conaevi, vai ser bem legal, um congresso on line e gratutito, começando nessa terça. Na quarta tem a Titi Vidal! Se alguém do Círculo quiser participar, pode me escrever que eu respondo o email com tudo mastigadinho. O foco: equilíbrio vital, falando de depressão, ansiedade, pãnico, estresse, relacionados com Numerologia, Astrologia, Feng Shui, etc.
    Um beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Em tempo...meu email é wanicebona@yahoo.com.br, blog armazemdaenergia.com.br !

    ResponderExcluir
  7. Cristhiane, boas dicas, eu penso que somos o que comemos, confesso que muitas vezes tenho apetites que
    não são os melhores, vou tentar seguir suas dicas amiga, beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Olá dra Cristiane, gostaria muito receber o nome do suplemento e suas orientações. Obrigada. Marta
    martasulamita@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Cris Amada... muuuuuito obrigada pela dicas e quero SIM a indicação dos suplementos. Sou uma verdadeira formiga nesses dias e amei vc separar uma plaquinha somente com esse tema ajuda e muito. Voltei a tomar o anticoncepcional devido ao fluxo intenso que tenho... consigo através dele amenizar alguns sintomas... mas irritabilidade e consumo de doce não tem jeito. Obrigada mais uma vez. Com carinho de sempre... Rê

    ResponderExcluir
  10. Sensacional esta postagem...vou repassar! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei as dicas, e agora descobrir o pq de tanto chocolate, kkkkk
    Vou incluir as castanhas e o laticínios, pq legumes e verduras sempre como...
    Linda semana!!!!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  12. Nunca senti sintomas de TPM, percebia as mamas turgidas e entendia que fazia parte do ciclo, mas nada que me incomodasse, que tirasse meu humor ou aumentasse minha fome.
    Eramos quatro mulheres, minha mãe, eu e duas irmãs na mesma casa, e nenhuma de nós apresentava estes sintomas.
    Será que a genética me ajudou???
    Beijos Querida Cris

    ResponderExcluir
  13. Olá Cristiane, gostei muito das dicas.
    Um abraço,
    Sonia

    ResponderExcluir
  14. Manda! Manda!
    Precisando
    Calcio e magnésio eu sou proibidinha por conta de cálculo renal :(

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Olá
      Gostaria de receber as dicas para o suplemento. Obrigada.

      Excluir
    2. Olá Vera, poderia deixar um e-mail para que eu possa enviar as dicas?
      Abraço

      Excluir
  16. Histórias da minha vida e da minha Nana... Quer dizer, quando eu tinha útero - depois de tirar virei outra, muito mais calminha... Mas ainda sinto fissura por um chocolatinho, de vez em sempre...

    ai, doutora querida... Não sei como vai ser minha vida quando o Marildo aposentar, daqui a 5 anos - ele quer eu do lado dele o tempo todo, até eu com a minha mãe no telefone ele fica perto prá participar, é um grude... doentinho, então...! Mas já voltei, obrigada pela preocupação e pelas orações, você é um amor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Dra. Cristiane! Gostaria muito de receber as dicas dos suplementos. Escrevi anteriormente, mas não deixei meu e-mail - rmhcpsilva@gmail.com. Muito obrigada! abraços, Rose Silva

    ResponderExcluir
  18. Cris, adorei sua postagem.

    Informações muito valiosas...a alimentação é essencial para o físico, emocional, psiquico....

    Eu nunca tive tpm, nem sofri de cólicas...entre irmãs e muitas primas e amigas, eu sempre fui muito privilegiada por não sofrer desses sintomas...e sempre fui muito grata por isso...

    beijinhos, Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  19. Eu devo ter uma deficiência crônica de magnésio e manganês, pois a vontade que sinto de comer chocolates é tão imperiosa que chega a me transformar na "monstra"... a "médica" esquecida num canto qualquer... rs

    ResponderExcluir
  20. lymamery@gmail.com Gostaria de saber o nome dos suplementos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Gostaria de saber o nome do suplemento.
    gal_bio@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá Dra, como vai? Por favor, poderia me enviar o nome dos suplementos? Meu e-mail: telmarazera@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Telma, acabei de mandar, por favor, confirme se recebeu. Grande abraço!

      Excluir