Peri Menopausa, Menopausa, Climatério... O Que Ninguém Te Explicou


Todos os dias, milhares de mulheres começam a experimentar o que é conhecido como peri menopausa também chamada de climatério, um processo que dura em média 6 anos e que conduz à menopausa. 

A menopausa é a data da sua última menstruação. A média de idade da menopausa é 52 anos. Isto varia, algumas mulheres passam por isso mais cedo, por volta dos 40 anos e algumas podem menstruar até 58 anos.

Os anos que antecedem o último período menstrual são caracterizados por oscilações hormonais e dependendo da dieta, dos cuidados com o corpo e dos níveis de estresse, pode haver sintomas desconfortáveis. 

Então, como é que uma mulher sabe que ela está na peri menopausa? Quando começa a experimentar alguns dos chamados "sintomas da menopausa" tais como: insônia ou sensação de que o sono não foi reparador, alterações de humor, ondas de calor, suores noturnos e irritabilidade.

Não se engane... As flutuações hormonais fazem emergir as questões emocionais não resolvidas, que agora precisam ser enfrentadas e cuidadas. Caso isso não seja feito, pode ocorrer a depressão. Se necessário, busque ajuda da terapia.

Muitas vezes, quando as mulheres procuram os médicos buscando alívio, recebem remédios para dormir, anti-depressivos ou hormônios sintéticos que são apenas sintomáticos e não há um olhar para o fenômeno como um todo. 

Os hormônios sintéticos são obtidos da urina de éguas grávidas e se você soubesse o que elas têm de sofrer para que ele seja produzido, jamais colocaria um comprimido desses na boca. Sem falar nos efeitos colaterais...

Se houver necessidade de equilíbrio hormonal, existem hormônios naturais. Os fitormônios são de vários tipos e com potências distintas, dependendo das plantas utilizadas.

Se for bem vivida, a peri menopausa ou climatério será o canal de nascimento do seu verdadeiro Eu. Resultará em uma vida mais autêntica, mas afinada com seus verdadeiros desejos e valores. 

Se você souber cuidar amorosamente de si mesma, com dieta adequada, exercícios físicos, banho de sol (apenas 20 minutinhos por dia, ajuda muito!) e outras ajudas naturais, esses desconfortos podem ser bem amenizados.

Nesta série, vamos trazer vários recursos para que esse período seja harmonioso e frutífero. Aguardem...




12 comentários:

  1. Bom dia Dra Cristiane!
    Nunca senti nada com a menopausa, minha menstruação parou de repente aos meus cinquenta anos sem nenhum transtorno, minha mãe também foi assim, nem me preocupava com isso, talvez seja por isso.
    Seu post ajuda a esclarecer muitas mulheres que estão nessa fase, isso é muito bom!
    Abraços e tenhas um lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Amiga Querida... muito obrigada pelos seus conselho. Fiquei assustada ao saber como são feitos os hormônios sintéticos... pobres animais. Que seus dias sejam de sol para aquecer e iluminar sempre seus caminhos. Com carinho da fã Rê.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dra. Cristiane!
    Ontem no trabalho falávamos sobre isso, depois de ter ouvido horrores de uma colega queixosa.
    Pintou um quadro de terror, que me fez sentir dó!
    Sempre converso muito com minha ginecologista. Ela me fala que tranquilidade e aceitação contam muito, bem como alimentação e exercícios físicos.
    Enfim, tudo resume-se, assim como você disse, cuidar-se amorosamente!
    Adorei! Obrigado!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Lendo o texto, acho que não tive peri menopausa, foi menô direto e bingo, fui premiada com um CA.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Aceitação e conhecimento tornam a passagem por essa fase bem mais tranquila.
    Sempre bom aprender por aqui. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Muito interessante o seu post, não sabia de muitas coisas ai...
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  7. Há tanto a saber sobre essas fases. Gostei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  8. Cristiane , suas publicações sempre são perfeitas . Esclarecem e aconselham com carinho . Obrigada , duplamente . Suas visitas ao meu espaço me alegram demais . Beijos e ótimo final de semana .

    ResponderExcluir
  9. Muchas gracias por tus consejos, siempre muy interesantes.
    Mil gracias.

    Un beso.

    ResponderExcluir
  10. Interesantes y muy útiles.
    Mil gracias por compartir tu sabiduría.

    Un beso.

    ResponderExcluir
  11. Oiçam este poeta de tostão
    Que já prometeu e pediu uma mão
    Oiçam a palavra salgada de saliva
    Não tenho muito lugar, em ti, paixão


    Passei para te desejar uma radiosa semana

    Doce beijo

    ResponderExcluir