Sobre a tal Felicidade...


"A felicidade, diz Rousseau, é um estado simples e permanente, em que a alma basta a si mesma.  Não é uma sucessão de estados eufóricos e depressivos. 

Nossa época é um tanto bipolar, porque de tanto buscar a euforia, cai inevitavelmente na depressão e na melancolia. 

Quando fazemos da felicidade uma obrigação, estamos chamando de felicidade o que é um prazer intensificado e permanente. O problema é que isso não existe...

A felicidade é mais modesta. Faz parte dela o aprendizado, a renúncia, a capacidade de converter a decepção em algo positivo.

Em outras palavras, só é feliz quem souber reciclar suas tristezas. Frustrações são importante matéria-prima para a felicidade."

Renato Janine Ribeiro
filósofo


5 comentários:

  1. Muito legal essa definição! Não podemos estar sempre em estado de felicidade...Ela acontece em momentos que por isso, devem ser bem curtidos! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane!
    Adorei! Felicidade é uma construção de entendimentos! É estado de presença em cada momento da vida, pois a vida é feita de todos os sentimentos e penso que a felicidade também!
    Beijo carinhoso, feliz semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    amei o texto e vou ficar pensando por um bom tempo na frase: frustações são importante matéria-prima para a felicidade".
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cristiane , gostei demais do texto .
    Você sempre postando o que nos faz pensar , nos faz crescer .
    Agradecerei sempre poder conhecê-la .
    Ainda serei sua aluna , se Deus quiser .
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cris, como você consegue trazer o mundo em tão poucas palavras? Está tudo aqui: "A felicidade é mais modesta. Faz parte dela o aprendizado, a renúncia, a capacidade de converter a decepção em algo positivo."

    ResponderExcluir