Para Lidar com Tempos Difíceis



Na semana passada pude contribuir como consultora para um artigo no blog da Revista Vida Simples sobre a Ansiedade, que tem aumentado bastante neste momento delicado.

Além de falar um pouco sobre as causas, pude oferecer dicas práticas para lidar com ela.  Fiz um post para o Instagram também, mas como nem todas as pessoas têm conta lá, segue abaixo um pequeno resumo. Por que estamos tão ansiosos?


Sim, estamos com medo. Seja o medo de adoecer e ter um quadro grave, o medo de perder entes queridos, o medo da instabilidade financeira, o medo da morte e o medo de como será após a pandemia. Então, reconheça o seu medo e acolha-o, este é o primeiro passo.



Dificuldade de concentração, irritabilidade, menor produtividade, insônia, redução da libido, alterações de apetite, palpitações, dores de cabeça e sintomas gastrointestinais e problemas de pele podem alertar para a presença de ansiedade.


Mesmo com a quarentena já quase chegando a um mês, não há como negar que nossa rotina diária está bem diferente. Maior carga de trabalhos domésticos e com as crianças, além do trabalho em home office somados ao pano de fundo do medo,  geram um desgaste incrível. Reconheça e evite cobranças desnecessárias.



Cuide-se amorosamente. Atenção à boa alimentação, tome pelo menos 20 minutos de sol todos os dias (mesmo que seja através de uma janela), faça exercícios leves e também uma pausa para meditar ou focar na respiração por alguns minutos.

Tente manter seu horário de dormir e acordar e sempre que possível tire um cochilo no meio do dia. 

Cuidado com excesso de tempo nas redes sociais, filtre a qualidade de informação buscando fontes confiáveis. 

Evite noticiários, filmes ou leituras fortes antes de dormir. Ao deitar-se pense em 3 coisas pelas quais pode agradecer neste dia. A gratidão é um sentimento que traz muitos benefícios para nossa saúde. 

E principalmente, não se cobre desempenho. Não fique em maratona de séries, de lives e cursos. 

Inclua na sua rotina algum tipo de atividade que traga prazer, vale dançar, cantar, tocar um instrumento, ler, desenhar ou pintar, fazer artesanato....pelo menos um pouquinho todos os dias.

Foque em um dia de cada vez. 

Para ler a matéria completa escrita pela repórter Nara Siqueira, clique aqui.

6 comentários:

  1. Parabéns, querida Cristiane! Gratidão pela generosidade da partilha!
    Muito esclarecedor! Amei!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  2. Te ler sempre faz bem e quanto mais conselhos de quem realmente entende só nos ajuda a melhor viver nesses dias atuais de pandemia! Te acompanho no Insta sempre que vejo! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite com saúde, querida amiga Cristiane!
    Estamos em sintonia, coisas leves sempre e alegres de preferência pois se não cuidarmos do lado emocional, estaremos sucumbidos pelo desânimo.
    Li tudo com muita atenção e compactuo com tudo.
    Tenho procurado, inclusive, fazer tudo isso, com afinco.
    Tenha dias abençoados junto aos seus!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,
    Acho que entrei numa maratona de um curso de inglês que o seu post me abriu os olhos, vou tentar pegar mais leve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É reconfortante encontrar tantos esclarecimentos preciosos, cheios de clareza e conselhos utilíssimos para estes dias. Tenho agido conforme vc nos orienta, Cris. Estou ansiosa, confesso, porém, sem extrapolar o o controle. Sigo reinventando os dias.
    Grata por mais esta maravilhosa partilha!
    Abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Oi Cristiane!
    Que bom ter vindo aqui e receber tantos ensinamentos que neste momento.nos são especialmente necessários.
    Abrçs

    ResponderExcluir