"Meu espírito está sintonizado
com o desabrochar das estações.
Quando o outono chega na natureza,
ele chega também em meu coração.
Conectando-me com as mudanças cósmicas
eu me torno o Universo."
Lu Yun
escritor e poeta, viveu no século III,
autor do mais famoso romance da língua chinesa: A História dos Três Reinos
Dia 20 de Março tivemos o Equinócio de Outono, iniciando um período de agradecimento por tudo o que recebemos da natureza, e por tudo o que conseguimos realizar em nossas vidas até agora.
É também um momento de recolhimento, introspecção e reavaliação pessoal.
Inclua momentos de quietude e contemplação, tente observar a mudança da luminosidade do dia, das cores das folhas das árvores e do canto dos pássaros. Sinta as brisas frescas.
Aproveite para cuidar da saúde incluindo mais raízes e frutas com cascas grossas (como cítricos, banana, manga) na sua alimentação para fortalecer o elemento Metal que é o elemento símbolo do outono pela Medicina Tradicional Chinesa.
O elemento Metal rege os Pulmões e o Intestino Grosso. Quando em desarmonia, podem ocorrer infecções das vias aéreas como gripes e resfriados e também alterações intestinais como prisão de ventre.
O elemento Metal coordena os processos de purificação do corpo, portanto no outono é importante começarmos a aumentar a ingestão de líquidos em várias formas, água, chás, sucos, sopas...para eliminar as toxinas acumuladas pelo excesso de calor da estação anterior.
Para prevenir as infecções respiratórias, é importante evitarmos choques térmicos ou mudanças bruscas de temperatura em nosso corpo e evitar líquidos gelados.
A medicina chinesa também destaca a importância de exercícios respiratórios para limpar e purificar as vias aéreas, prevenindo as infecções.
Se você pratica o Tai Chi ou Qi Gong, faça a respiração embriônica. Se pratica Yoga, faça o Nadi Shodana Pranayama (respiração alternada), diariamente.
Se você não conhece estas técnicas, simplesmente pare por alguns momentos e respire profundamente, soltando o ar devagar pelo menos três vezes, repita durante o dia.
Cuide-se bem e conecte-se com a plenitude desta estação!
Para saber mais sobre o significado simbólico do outono, clique aqui.
Linda a imagem, as tuas palavras e desejo um OUTONO lindo e bem vivido! beijos, chica
ResponderExcluirMe identifico emotivamente com o outono. A luz radiosa da estação me energiza. As brisas me abraçam, as árvores me enfeitam os olhos.
ResponderExcluirParece que há em mim uma renovação acontecendo. Sou grata!
Anoto e ponho já em prática tuas importantes indicações para a saúde do corpo e do espírito, Cris.
Obrigada!
Bjo,
Carmen
Que dicas preciosas de alimentação e de técnicas respiratórias! São coisas simples, mas que a gente acaba esquecendo na correria do dia a dia, né? Eu adoro essa época de outono, acho uma pena a gente não sentir tanto a passagem das estações por aqui (especialmente no RJ, onde parece que vivemos no verão o ano inteiro).
ResponderExcluir<3
Oi Cris,
ResponderExcluirEsta semana fui ao meu oncologista, além dele me alertar muito sobre a pandemia, ele falou sobre a importância de respirar fundo e compassadamente. Ele não deu nome a esta respiração, mas me tem muito a ver com a sua última frase. Beijos