O Espaço da Graça

Imagem Pinterest

Qual é o espaço que você oferece para que a Psique faça seu trabalho? 

Para resolver uma questão existencial ou um trauma, a maioria das pessoas acredita que precisa escarafunchar o passado e entender todas as causas, ter todas as explicações do por que algo aconteceu. Imaginam que através da compreensão racional tudo se resolverá, mas a vida mostra que não é assim que a cura acontece.

É importante rever nossa história e reconstruir alicerces, mas depois de um determinado ponto, sentimos que começamos a patinar, dando voltas sem sair do lugar. O Processo passa a ser tedioso e às vezes destrutivo.

Assim que esse básico tiver sido feito, é importante confiar na sabedoria de nossa própria psique e abrir espaço para que a Graça possa participar do processo.  Para que ela chegue é necessário ter paciência e confiança.

Chamamos de Graça aquele momento inefável que traz um insight, sonho ou sincronicidade, permite uma compreensão profundamente transformadora e que não passa pela explicação racional.  Como se fosse um recadinho direto do Self, o centro organizador da nossa Psique.

Compreender é bem diferente de entender. 

Entender significa encontrar uma relação causal com determinado efeito e acreditar que ao saber disso tudo estará resolvido. Compreender envolve acolher o que é, como é. Este é o primeiro passo para a liberdade, que permite a saída criativa e a mudança.

Para que a Graça participe é preciso estar receptiva. Respire, confie e permita que ela participe do seu processo.

Quando ela chega, traz consigo todo um novo conceito de Amor e outra forma de estar no mundo. 

Todas as pessoas têm a capacidade inata de alimentar esse espaço de cura. Acredite, vai valer à pena.










2 comentários:

  1. Oi Cris,
    Adorei o texto. Isto me fez lembrar da biografia da Marilyn Monroe e das inúmeras terapias que ela passou, sempre afundando mais em um passado doloroso, do qual, em vez de sair, ela foi se atolando até acabar como acabou. Faltou o acolhimento, a compreensão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. sim...muitas mulheres são engolidas pelo processo...mas há saída criativa!

    ResponderExcluir