17 de mai. de 2020

Insonia?



Tenho ouvido muitas pessoas se queixarem de insônia neste momento delicado. Eu mesma, que era a própria Bela Adormecida, de repente comecei a ver a noite passando, o dia raiando e nada de dormir!

Estou cuidando da higiene do sono, usando chás de ervas calmantes e fazendo algumas práticas que  têm ajudado bastante. 

E uma gotinha de óleo de lavanda no peito dá um bem estar...relaxa...

     Dicas de higiene do sono:
Tente seguir o ritmo da natureza, deitando-se cedo e levantando-se  ao amanhecer, mesmo nos finais de semana, para que o corpo encontre seu ritmo.

Tome sol todos os dias, pelo menos 20 minutos sem protetor solar (se for ficar mais tempo, aplique o protetor) mesmo que seja dentro de casa, próximo a uma janela ou varanda.

Ao anoitecer, evite luzes fortes, ilumine sua casa com abajur ou luzes suaves. O ciclo de sono e vigília é regulado por um hormônio chamado melatonina que está relacionado ao ciclo claro/escuro.

Tome um banho morno e mantenha a temperatura do quarto agradável.

Massagem nos pés ou escalda pés são excelentes para relaxar. Para ver o post com todas as dicas para um maravilhoso escalda-pés, clique aqui.

Não leve celular nem computador para o quarto, muito menos assistir TV... Para não cair na tentação, compre um pequeno despertador, assim não tem a desculpa de que usa o celular para acordar.

Antes de dormir evite programas de TV e leituras muito estimulantes.

Tenha uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e grãos e não coma muito antes de dormir.

Evite bebidas alcoólicas ou outros estimulantes como cafeína presente no café, no chá mate, preto e verde, e também nas bebidas à base de cola. 

Tenha um bloco de papel e uma caneta na mesa de cabeceira para anotar alguma pendência ou preocupação que surja e deixe para resolver no dia seguinte.

Evite o sedentarismo, faça exercícios moderados regularmente (como dança, yoga, alongamento, tai chi, caminhadas), mas não perto da hora de dormir, pois o estímulo pode tirar o sono.

Bons Sonhos!


8 comentários:

  1. Boa noite de paz e esperança, querida amiga!
    Tomei já minhas três xícaras de chá hoje, de hortelã, camomila e erva doce.
    Gostei muito das suas pistas para um bom adormecer.
    Alguns já prático, outros a praticar.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

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  2. Muito boas as dicas e quando a danada da insônia chega é fogo! Nada mais chato ,mas uma gotinha faz a diferença! bjs, linda semana,chica

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  3. Oi Cris,
    Teve um dia que eu perdi o sono, mas só um dia e já entrei no ritmo, mas realmente tem muita gente reclamando de insônia. Ótimas dicas.
    Beijos

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  4. Oi, Cristiane!

    Houve um tempo que eu tinha bastante dificuldade para dormir. Uma amiga terapeuta, me passou um blend de florais que me ajudou muito.

    Concordo com você sobre as pessoas estarem tendo dificuldades para dormir diante do momento que estamos vivendo, várias me relatam essa dificuldade. Acredito que por conta das energias que nos rodeiam e se intensificaram nesse momento.

    Adorei as dicas.

    Uma abraço e desejo que fique bem.
    Sônia.

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  5. Excelentes dicas Cris!
    Vou lá estar sobre o escalda-pés; o friozinho já combina!
    Beijo

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  6. Anotei algumas dicas. Um bloco para anotações de preocupações sobre o dia seguinte eu já costumo utilizar. Meu maior problema é o celular...

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  7. Cristiane, grata pelas dicas.Vou segui-las.

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  8. Fiz aqui um cheklist para uma noite realmente repousante. Há uns 15 anos que tomo certos cuidados contra a dona Insônia. Estou em sintonia com todos os passos listados. Valeu, Cris.

    Bjkas,
    Calu

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