Vício da Perfeição: Como Identificar e Cuidar? A Vida Fica Bem Mais Leve!



O vício da perfeição aparece de forma sutil e está tão arraigado em nossas vidas que não percebemos!

Como identificá-lo?

Quando uma voz interior fica o tempo todo dizendo:

"Eu deveria ser melhor."
"Deveria decidir mais depressa."
"Eu deveria ser mais corajosa."
"Não sou boa o bastante."
"Tenho que..."
"É imperioso que..."
"Deveria, deveria, deveria...."

Todas as vezes em que usamos estas palavras: "Deveria, tenho que..." nos distanciamos do desejo da alma, negligenciamos nossos sentimentos.

Essa voz que acreditamos ser a nossa, na verdade é a voz do Vício da Perfeição.

São falas que ouvimos daqueles que nos criaram e que internalizamos ainda crianças.

Como Cuidar?

É importante reconhecer essa voz interna que cobra, julga, critica...
Tomar consciência dela é o primeiro passo para a transformação.

Então, quando ela aparecer com:
"Você tem que..."
"Você deveria..."

Respire fundo e diga para si mesma:
"Ok. Estou percebendo essa cobrança, mas essa não é a voz da minha alma."

Apenas reconheça. Julgamentos e cobranças neste momento apenas reforçam esse padrão!

A única cura possível é através do Amor. Cuidando-se amorosamente.

Conecte-se com seus sentimentos, com seus desejos, e aí a cura começa...

Estamos no final deste capítulo lindo do livro A Feminilidade Consciente, de Marion Woodman, que tem trazido tantas partilhas e insights! 

Foi um encontro maravilhoso! ❤️

Gratidão a todas, mês que vem tem mais...😉



3 comentários:

  1. Que lindo e importante texto.Precisamos perder a mania de ser perfeitas...Ninguém há se conseguir ser...Todos falhamos numa ou noutra coisa... Aceitar! Mas não desanimar! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Somos educadas para ser, fazer, agir, de acordo com modelos definidos por outros. Não é fácil ultrapassar essa montanha de estereótipos. Do outro lado da montanha está nossa verdade. Grata pela reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    Eu me pego fazendo umas cobranças, mas ando me controlando, pois estou me contendo para fazer o que está ao meu alcance e não me sentir culpada pelo que não fiz.
    Beijos

    ResponderExcluir