O Que Acontece Quando Nos Desconectamos de Nosso Corpo?

Pintura corporal do artista John Poppleton

Uma das queixas mais comuns nos consultórios hoje em dia é sobre não aceitar seu próprio corpo. A propaganda excessiva de corpos esculturais e jovens gera um desconforto na maioria das mulheres.

No momento em que começamos a nos julgar e a nos comparar, caímos numa armadilha e não estamos mais presentes em nosso corpo. Quais são as consequências disso?

John Poppleton

1 - Nos desconectamos da nossa sabedoria interna
Como podemos ouvir nosso interior se estamos diariamente nos criticando, dizendo como nosso corpo está errado?
Como nos conectar com  as sensações do nosso útero se estivermos usando uma cinta tão apertada que nem podemos respirar?

2 - Criamos uma competição nociva
Quando julgamos nosso corpo com base em padrões nós perdemos a habilidade de honrar a beleza de cada expressão única do feminino.
Assim como nos julgamos, começamos a buscar "defeitos" em outras mulheres para que nos sintamos melhor. Isso prejudica os relacionamentos com outras mulheres e com o feminino em nós.

3 - Limitamos nosso senso estético
Julgando a nós mesmas e às outras mulheres unicamente com base na aparência e adequação a padrões, limitamos nossa experiência de beleza, que é multidimensional.
Desta forma estamos ignorando que a beleza externa e a interna devem andar juntas.

4 - Perdemos nosso saudável senso de limite
Quando objetivamos nossos corpos, perdemos a confiança em nós mesmas e isso prejudica nossa intuição.
Quando uma pessoa tem uma atitude invasiva, geralmente sentimos um desconforto físico, talvez uma tensão no abdome ou outra sensação física, avisando que algo está errado e nos permite estabelecer limites.
Se não estivermos presentes em nossos corpos, não iremos registrar esses sinais e podemos ser invadidas, ou nos colocarmos em situações de risco, ou ficarmos em relacionamentos abusivos.

Você imaginava que o relacionamento com nosso corpo teria tantas consequências?

John Poppleton

Sinta seu corpo agora, respire profundamente, perceba seu coração batendo lealmente, suas células trabalhando pelo seu bem estar. Mesmo que esteja doente, seu corpo está fazendo o melhor que pode para se curar.

Ele muda de acordo com as estações do ano e os ciclos da lua...

Sinta o milagre que você é, agradeça e nutra-se com amor.




3 comentários:

  1. Quantos sofrimentos podem ser evitados .bastando ter uma compreensão maior,nãO: Não nos apegar às bobagens da mídia, das propagandas, vitrines...Sermos nós e pronto! Nos aceitar! beijos, lindo post! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    Eu precisava ler isto agora. Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane,
    Texto maravilhoso! Cuidar amorosamente do corpo é um exercício de gratidão!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir