Já notou que algumas atitudes geram raiva imediatamente e nos prendem em jogos psicológicos desgastantes? Aprenda a percebê-las e a evitá-las.
São 3 tipos: Generalizações, Desvalorização e Transferência de Responsabilidade.
Lembre-se de focar na respiração para ter centramento e perceber as armadilhas.
1 - As Generalizações
Exageros: todos, sempre, nunca, ninguém, em todo lugar...
São realmente todos? É realmente sempre? Não há nenhum exemplo contrário?
Saída: usar uma linguagem moderada. "Várias vezes", "muitas pessoas", "raramente", "frequentemente",...Isso vai dar credibilidade à sua fala e reduzirá a agressividade na conversa.
Fusões: misturar problemas diferentes na mesma conversa.
Exemplo: "Sim, mas outro dia você...."
Saída: Estabeleça um assunto principal e permaneça focada. Se o outro for quem está trazendo questões diferentes, responda: "Cuidaremos desse problema assim que resolvermos este que estamos tratando agora."
Interpretação duvidosa: tomar um caso pelo todo, usar um exemplo como prova.
Exemplo: "Ela não me cumprimentou, isso prova que..."
Saída: Traga a conversa de volta para o foco: "Que soluções você propõe para este problema?"
Focalize a conversa na direção das soluções e do futuro.
2 - A Desvalorização - A desvalorização é um potente gerador de agressividade porque ela nos priva da individualidade e nos coloca em posição de inferioridade para que o outro controle a conversa.
Comparações críticas: Exemplos: "Ele pelo menos fez...você não fez nada...", ou "Você viu, querida, que a vizinha fez regime?"
Saída: "Ao invés de me comparar com outra pessoa, por que não diz o que espera de mim? "
Etiquetas: Exemplos: "boneca", "balofo", "você, o imprestável..."; "você, a feminista"; "você, o machão"; e etc...
Saída: "Não sou ..., meu nome é ..., peço que o utilize em nossa conversa."
Cuidado com os apelidos. Eles podem ser afetuosos, mas às vezes infantilizam e desvalorizam. Evite apelidos em conversas sérias.
O tom acusador e "o porquê": o objetivo é fazer o outro se justificar
Quanto mais se justificar, mais afundará nesse jogo. Não se sente no banco dos réus. Atenha-se aos fatos e ao tema da conversa.
Dicas Gerais
No calor das emoções às vezes é difícil perceber estas armadilhas. Se algo te incomodar numa conversa, dê uma pausa, respire.
Se possível saia do ambiente em que está, vá ao banheiro e lave o rosto e a nuca com água fria. O estímulo frio ajuda a ativar a via restaurativa do sistema nervoso. Isso ajuda a ter clareza.
Se for uma situação muito estressante, adie a conversa para outro momento, assim poderá refletir sobre a dinâmica da situação e escolher as melhores saídas.
No próximo post vamos falar sobre o terceiro gerador de raiva e como nos livramos desses jogos psicológicos.
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