A turbulência emocional que experimentamos nessa fase é muito desafiadora, não é? Impaciência, raiva, ruminações mentais, melancolia, desanimo...
Para conseguirmos atravessar esta fase de forma mais leve e despertar nossos recursos internos é fundamental:
Primeiro: assumir total responsabilidade por nossas vidas. Sair do papel de vítimas, das lamentações do tipo "olha o que ele/ela/a vida fez comigo...". Essa atitude não vai mudar nada e agora temos muita consciência de que não temos tempo a perder.
É hora de virar a página e desfrutar do que ainda temos pela frente.
Segundo: abandonar o "E se..."
"E se eu tivesse estudado mais...",
"E se eu tivesse ficado com fulano...",
"E se eu tivesse tido filhos..." ou "E se eu não tivesse tido filhos..."
"E se eu tivesse aceitado aquele emprego..."
Precisamos fazer o luto e desapegar das coisas que ficaram para trás, para descobrirmos as possibilidades de realização que ainda temos pela frente.
Ao soltarmos o fardo de culpa, raiva, mágoa, podemos resgatar partes lindas de nós que ficaram esquecidas. Principalmente nossa criatividade, vitalidade, curiosidade e alegria.
Podemos nos dar a chance de aprender coisas novas sem medo de errar e sem ter de provar nada para ninguém. Somente pelo prazer de brincar!
Porque nesta fase da vida realmente não temos que provar mais nada!
Podemos nos relacionar com as coisas e com a vida de forma mais leve e sem cobranças.
E principalmente, podemos nos dedicar a fazer algo que nos traga alegria, a algo que faça diferença no mundo e apoiar uma causa nobre.
Não importa o que esteja acontecendo na sua vida agora, conecte-se com seu coração e ouça o que ele te diz. Olhe para você e cuide do que necessita cuidado. Dê um lugar de descanso para o passado.
Respeite seu corpo, não se exija demais, permita-se repousar sempre que possível na posição deitada e sem telas, mesmo que não vá dormir, só para relaxar. Apenas 15 minutos de repouso já ajudam a recuperar a vitalidade.
E entenda que nós não temos mais a energia! Tente não sobrecarregar sua agenda, não se cobre dar conta de tudo o que fazia antes. Coloque pequenas pausas de descanso entre uma tarefa e outra para não se sentir exausta.
Faça como milhares de mulheres ao redor do mundo que estão transformando suas vidas e sua comunidade, vivendo a sabedoria da menopausa e além....
Vamos juntas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário