Gestão dos Afetos: Emoções e Sentimentos são a mesma coisa?

Embora emoções e sentimentos sejam considerados afetos, são experiências bem diferentes... 

Afeto é tudo o que me afeta, tanto o que é agradável, quanto o que é desagradável. Cada tipo de afeto pede um tipo de cuidado.

Vamos começar pelas emoçõesElas são reações imediatas causadas por um estímulo externo e se manifestam no corpo, elas não são controladas pela vontade.

Quando levamos um susto, por exemplo, percebemos a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração, a pele esfria e o corpo faz movimentos involuntários como saltar ou correr. O medo é uma emoção.

As emoções são um fenômeno bioquímico e têm geralmente curta duração, elas pedem algum movimento do corpo para que a tensão interna se dissolva e o organismo se equilibre novamente.

As emoções primárias são: alegria, tristeza, raiva, medo e nojo. Elas são fundamentais para a sobrevivência individual e coletiva.

Existem também emoções secundárias (ou sociais) e as emoções de fundo, que determinam o humor e a disposição com que vemos a vida. (Vou falar delas no próximo post).

Agora, os sentimentos. Eles são construídos a partir das emoções. São cultivados ao longo do tempo, quando nos apegamos a uma emoção e acrescentamos a ela pensamentos e julgamentos de valor diariamente. Eles perduram enquanto forem alimentados.

Exemplos: A paixão é uma emoção e o amor é um sentimento. A raiva é uma emoção e o ódio é um sentimento.

Sabe o que isso significa? Que embora as emoções sejam orgânicas e involuntárias, os sentimentos são escolhas (mesmo que inconscientes) e podem ser modificados.

É libertador saber disso, não é?

No próximo post vamos conhecer melhor as emoções e como cuidar delas.

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A Respiração do Mundo


"...Entre duas notas de música existe uma nota,
entre dois fatos existe um fato, 
entre dois grãos de areia, 
por mais juntos que estejam,
existe um intervalo de espaço,
existe um sentir que é entre o sentir
- nos interstícios da matéria primordial
está a linha de mistério e fogo
que é a respiração do mundo,
e a respiração contínua do mundo
é aquilo que ouvimos
e chamamos de silêncio."

Clarice Lispector


Ótima semana!


Livro - O Surpreendente Propósito da Raiva


Nós percebemos quando ela chega. O rosto fica vermelho, o ritmo cardíaco acelera, a irritação aumenta...

O que a raiva está tentando nos dizer?

Este livro mostra que a raiva serve a um propósito específico que enriquece a vida. Para isso é preciso saber lidar com ela.

Embora tenha apenas 60 páginas, é rico em conteúdo! É o registro de um workshop ministrado pelo autor, incluindo alguns atendimentos que servem como demonstração. Ele também usa exemplos de sua vida pessoal e responde perguntas do público.

É muito interessante e a leitura flui de forma agradável, escrito em linguagem acessível para o público em geral. 

Além de ajudar na compreensão e manejo da raiva, também traz estratégias para ter clareza de nossas necessidades e como podemos atendê-las.

Uma leitura que realmente desperta nossos recursos internos e amplia a visão. 

Recomendo a todas!








Atitudes Geradoras de Raiva e Agressividade - Parte 2


Agora que já aprendemos a lidar com as armadilhas da Generalização e a Desvalorização, vamos falar um pouco sobre o terceiro gerador de agressividade e como sair desse  jogo!

3 - Transferência de Responsabilidade: 

A Culpa 
Um tenta jogar para o outro a culpa pelo que está sentindo, responsabilizando o outro pelos próprios sentimentos. 

Exemplo: "Olha o que você me fez fazer!" ou "Fiz tal coisa porque você me deixou louca."
    
Mas também há pessoas que culpam a si mesmas pelo que o outro sente, mesmo que o outro não diga nada. Lembre-se: A culpa é ingenuamente pretensiosa. Não temos tanto poder assim.
  
E ainda há pessoas que querem ser salvadoras, agindo como intermediárias entre os dois protagonistas, tentando eximir cada um de sua responsabilidade, o que atrapalha inda mais.

Saída: Cada um é responsável pelo que sente. Não carregue pedras que não te pertencem.

Só aceite uma terceira pessoa para intermediar o conflito se for um profissional treinado para isso.

Leitura de Pensamento
Durante a infância, precisamos que os adultos percebam nossas necessidades e as atendam. Mas como adultos precisamos expressar claramente nossas necessidades e não esperar que os outros adivinhem. 

Muitas pessoas querem continuar a ser tratadas como crianças, especialmente nos relacionamentos amorosos, esperando que o outro adivinhe suas necessidades, como se isso fosse prova de amor!

Ao invés de ficar tentando adivinhar o que o outro deseja, pergunte! Ao invés de esperar que o outro adivinhe seus desejos, diga claramente o que quer. Assim o relacionamento pode florescer.

Para Sair dos Jogos Psicológicos

Resolva os desentendimentos diretamente com a pessoa envolvida. 

Atenha-se sempre aos fatos: o que, quem, quando, onde, como.

Foque na respiração para manter a clareza mental.

Cuide bem de si mesma para prosseguir, não imponha sua irritabilidade e frustrações aos outros. (Veja as dicas para lidar com emoções fortes na primeira parte deste post).

Não coloque terceiros na situação, a menos que necessite de ajuda profissional.

Lembre-se: Ninguém é obrigado a atender a pedidos não ditos. 
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Para ver a primeira parte, clique aqui








Atitudes Geradoras de Raiva e Agressividade - Parte 1


Já notou que algumas atitudes geram raiva imediatamente e nos prendem em jogos psicológicos desgastantes? Aprenda a percebê-las e a evitá-las. 

São 3 tipos: Generalizações, Desvalorização e Transferência de Responsabilidade.

Lembre-se de focar na respiração para ter centramento e perceber as armadilhas.

1 - As Generalizações

Exageros: todos, sempre, nunca, ninguém, em todo lugar... 
São realmente todos? É realmente sempre? Não há nenhum exemplo contrário? 

Saída: usar uma linguagem moderada. "Várias vezes", "muitas pessoas", "raramente", "frequentemente",...Isso vai dar credibilidade à sua fala e reduzirá a agressividade na conversa.

Fusões: misturar problemas diferentes na mesma conversa. 
Exemplo: "Sim, mas outro dia você...."

SaídaEstabeleça um assunto principal e permaneça focada. Se o outro for quem está trazendo questões diferentes, responda: "Cuidaremos desse problema assim que resolvermos este que estamos tratando agora."

Interpretação duvidosa: tomar um caso pelo todo, usar um exemplo como prova.
Exemplo: "Ela não me cumprimentou, isso prova que..."       
     
Saída: Traga a conversa de volta para o foco: "Que soluções você propõe para este problema?"

Focalize a conversa na direção das soluções e do futuro. 

2 - A Desvalorização - A desvalorização é um potente gerador de agressividade porque ela nos priva da individualidade e nos coloca em posição de inferioridade para que o outro controle a conversa.

Comparações críticas: Exemplos: "Ele pelo menos fez...você não fez nada...", ou "Você viu, querida, que a vizinha fez regime?"

Saída: "Ao invés de me comparar com outra pessoa, por que não diz o que espera de mim? "

EtiquetasExemplos: "boneca", "balofo", "você, o imprestável..."; "você, a feminista"; "você, o machão"; e etc...

Saída: "Não sou ..., meu nome é ..., peço que o utilize em nossa conversa."

Cuidado com os apelidos. Eles podem ser afetuosos, mas às vezes  infantilizam e desvalorizam. Evite apelidos em conversas sérias.

O tom acusador e "o porquê": o objetivo é fazer o outro se justificar
     
Quanto mais se justificar, mais afundará nesse jogo. Não se sente no banco dos réus. Atenha-se aos fatos e ao tema da conversa.

Dicas Gerais
No calor das emoções às vezes é difícil perceber estas armadilhas. Se algo te incomodar numa conversa, dê uma pausa, respire. 

Se possível saia do ambiente em que está, vá ao banheiro e lave o rosto e a nuca com água fria. O estímulo frio ajuda a ativar a via restaurativa do sistema nervoso. Isso ajuda a ter clareza. 

Se for uma situação muito estressante, adie a conversa para outro momento, assim poderá refletir sobre  a dinâmica da situação e escolher as melhores saídas. 

No próximo post vamos falar sobre o terceiro gerador de raiva e como nos livramos desses jogos psicológicos.

Para ver o próximo post clique aqui